PRP anuncia rompimento com o governador Jackson Barreto

Armando Batalha: nova posição política (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

O PRP está dividido e a cúpula anunciou o rompimento com o governador Jackson Barreto (PMDB). Na manhã desta quarta-feira, 23, o presidente da sigla partidária, Armando Batalha, montou um palanque na própria residência em São Cristovão e anunciou apoio político ao senador Eduardo Amorim (PSC), candidato da aliança Agora Sim ao Governo do Estado.

Em conversa com o Portal Infonet, Armando Batalha deixou claro que o rompimento seria fruto da inclusão do PDT na chapinha proporcional pela qual seis candidatos indicados pela sigla disputariam as vagas da Assembleia Legislativa. “O compromisso que fechamos com o governador não foi honrado”, revelou Batalha. “Fizemos a composição para a chapa proporcional com cinco partidos [PRP, Pros, PC do B, PRB e PSDC]. Depois, eles incluíram o PDT e esculhambou todo o processo”, ressaltou o presidente do PRP.

Com o novo cenário, quatro candidatos a deputado estadual indicados pelo PRP renunciaram, segundo Armando Batalha. “Tem apenas um que ainda não se pronunciou”, observou o presidente do partido. Na convenção do PSB e do PMDB, Armando Batalha fez calorosos discursos em apoio à reeleição do governador Jackson Barreto, dizendo que tinha “eterna gratidão” ao ex-governador Marcelo Déda e à ex-primeira dama Eliane Aquino e que a aliança com Jackson seria até um gesto de agradecimento ao apoio que teria recebido de Déda e de Eliane nos seus projetos políticos. “Mas agora, ele [Déda] não estão mais entre nós”, resumiu quando questionado sobre os fervorosos discursos em apoio à reeleição de Jackson Barreto feitos no dia 30 de junho na convenção do PSB.

Naquela manhã, Armando Batalha demonstrava satisfação com a chapa proporcional articulada com os partidos anunciados pelo senador Antonio Carlos Valadares e não escondeu o otimismo. "Com este chapão, faremos pelo menos cinco deputados federais”, observou Batalha, à época.

Estranho no ninho?

Gustinho e Augusto Franco Neto: sem aliança

O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) surpreendeu ao se aproximar dos aliados do senador Amorim no palanque armado na residência do presidente do PRP, em São Cristovão, na manhã desta quarta-feira, 23. “Você também está vindo prá cá? Fiquei muito emocionado com isso”, reagiu o deputado Gilmar Carvalho (SS), ao se aproximar do colega de parlamento. Gustinho Ribeiro apenas respondeu com um sorriso.

Mas ao Portal Infonet, Gustinho Ribeiro ratificou apoio do PSD à reeleição do governador Jackson Barreto e garantiu que só estaria na solenidade para receber apoio do agrupamento político liderado pelo presidente do PRP e pela prefeita Rivanda Farias Batalha ao projeto pessoal na disputa da vaga na Assembleia Legislativa.

“O PSD e o deputado Gustinho Ribeiro tem compromisso com o Governo, estou aqui apenas para receber o apoio de uma liderança importante e de todo seu agrupamento pela minha reeleição”, justificou o parlamentar. “Estamos satisfeitos e fechados [com o governador Jackson Barreto”, complementou Gustinho Ribeiro.

Batalha: "compromisso não foi honrado"

O deputado estadual preferiu não fazer avaliações sobre a opção de Armando Batalha. “É uma liderança importante, que fez uma opção e esta opção deve ser respeitada”, considerou. Gustinho também não avaliou os impactos que o rompimento do PRP trará para a coligação pela reeleição do governador Jackson Barreto. “Só vamos saber no decorrer da campanha, quando a campanha for para as ruas efetivamente”, considerou.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais