PRTB anuncia apoio à pré-candidatura de Jackson Barreto

PRTB fecha com Jackson Barreto (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

O PRTB, liderado pelo vereador Anderson de Tuca em Sergipe, terá um palanque diversificado nas eleições de outubro. No final da manhã deste domingo, 29, as lideranças partidárias anunciaram apoio à pré-candidatura do governador Jackson Barreto (PMDB) à reeleição, mas deixa em aberto a preferência pelo Senado, não descartando a possibilidade de pender pela pré-candidatura de Maria do Carmo Alves à reeleição, indicada pelo DEM.

O partido em Sergipe vira uma salada de frutas, em se tratando de apoio. Com candidato próprio à Presidência da República, a Executiva Nacional do PTRB deixou os correligionários regionais à vontade em suas escolhas nos Estados brasileiros. Na convenção partidária realizada neste domingo, o PTRB reuniu até adversários declarados.

Lideranças do Solidariedade [deputado federal Laércio Oliveira, presidente, e o deputado estadual Gilmar Carvalho], que já declaram apoio à pré-candidatura do senador Eduardo Amorim ao Governo do Estado, prestigiaram a convenção do PRTB. “Vou embora antes para não encontrar com o outro”, observou Gilmar Carvalho, explicando a ausência ao vereador Anderson de Tuca, fazendo clara referência ao governador Jackson Barreto, a estrela mais esperada naquela convenção nesta manhã. E saiu, agradecendo a parceria que articula com o vereador Augusto do Japãozinho (PRTB).

Anderson de Tuca: Maria para o Senado

Já o deputado federal Laércio Oliveira permaneceu no mesmo ambiente e ainda fez questão de usar os microfones para deixar clara a sua posição partidária e não poupou elogios ao governador Jackson Barreto. “Somos adversários, mas inimigos jamais”, justificou.

E, falando do contexto político-partidário, Laércio Oliveira lembrou os embates do então governador Marcelo Déda com os irmãos Amorim pela aprovação do Proinveste, enaltecendo sua posição pessoal favorável ao governo à época e também a outra batalha pela aprovação do Proredes, cujo projeto tramita na Assembleia Legislativa desde agosto do ano passado enfrentando resistência do agrupamento político liderado pelo senador Eduardo Amorim.

“Faço parte do agrupamento político diferente do comandado pelo governador, mas não posso esquecer que as ações empreendidas pelo governo têm trazido melhorias para o povo de Sergipe”, considerou Laércio Oliveira, numa referência às ordens de serviços assinadas pelo governador Jackson Barreto relativas às obras que estão sendo realizadas com os recursos do Proinveste.

Laércio Oliveira: palanque diferente e elogios a governador

Laércio lembrou que sua posição à época em favor do Proinveste causou muito reboliço internamente no agrupamento político liderado pelos irmãos Amorim. “Mas agora não causa mais porque os recursos estão sendo bem aplicados pelo governo, as pessoas se convenceram que foi a melhor opção”, enalteceu. E quanto ao Proredes? “Pode repetir o que disse em relação ao Proinveste”, respondeu.

O governador ouviu atentamente ao pronunciamento do deputado Laércio Oliveira e, posteriormente, pediu o microfone para agradecer os elogios e não deixou de alfinetar os irmãos Amorim. “Não podemos esquecer que foram os irmãos Amorim que engavetaram o Proinveste por mais de nove meses na Assembleia Legislativa. Sergipe foi o último Estado a fazer as obras do Proinveste porque eles não queriam dizendo que as obras iriam beneficiar Jackson Barreto, mas eu não estou doente. As obras beneficiam o povo que precisa de saúde”, resumiu o governador.

Tocadilho

Jackson: agradecimentos a Laércio e alfinetada nos Amorim

O vereador Robson Viana (PMDB) trocou o nome do deputado federal presidente do Solidariedade, tratando-o como deputado Laércio Passos e, diante da reação da plateia que, em coro, repetia o Oliveira, Viana justificou: “é o forró”, seguido por um pedido de desculpas.

O vereador Anderson de Tuca informou, ao final da convenção, que o partido concluirá os entendimentos políticos nesta segunda-feira, 30, prazo final para as convenções partidárias. Nesta segunda, o partido pretende anunciar publicamente o apoio à reeleição da pré-candidata Maria do Carmo, a ser indicada pelo DEM na composição com o agrupamento liderado pelo senador Amorim, e também a formação da chapa proporcional que indicará 13 nomes para a disputa das vagas da Câmara dos Deputados e duas para deputado estadual. “Para federal, sairemos sozinhos, mas para estadual vamos fazer conjuntura com outros partidos pequenos”, disse o vereador.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais