PSB e PSD aceleram para eleger novo prefeito de Aracaju

PSB e PSD: primeiro passo para a sucessão municipal (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

O PSB, liderado pela família Valadares, e o PSD, sob comando dos Mitidieri, deram o primeiro passo na largada pela disputada da Prefeitura de Aracaju nas eleições municipais que acontecerão no dia 2 de outubro deste ano. Nesta segunda-feira, 11, as lideranças de ambos os partidos se reuniram para anunciar apoio à pré-candidatura do deputado federal Valadares Filho (PSB-SE). Um gesto que enaltece a divisão do bloco liderado pelo governador Jackson Barreto (PMDB), que sinaliza para a indicação de outros nomes para comandar os destinos administrativos da capital sergipana.

Assim como este ato se traduz em um passo que também marca as possibilidades de futuros entendimentos políticos com vistas as eleições de 2018, quando os eleitores retornarão às urnas para escolar os novos presidente da repúblicas, governadores e representantes do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas dos Estados.

O deputado federal Fábio Mitidieri, presidente da Executiva Municipal do PSD, garante que está focado nas eleições municipais para eleger o pré-candidato Valadares Filho prefeito de Aracaju, mas reconhece que os entendimentos firmados nas eleições municipais exercem forte influência para aquelas eleições que acontecem dois anos depois. “A política é conversar, é dialogar, é você antecipar os fatos e acho que isso faz parte, antecipar o que vai acontecer em 2018. Esperamos sair vitorioso em 2016 para sair fortalecido para 2018. Resumidamente, não existe 2018, sem 2106”, ressaltou o deputado federal.

Outras pré-candidaturas

Elber, Fábio e Valadares Filho: candidaturas isoladas para união no segundo turno 

O governador Jackson Barreto (PMDB) não esteve presente, mas já antecipou sua posição: só definir os entendimentos políticos com vistas as eleições municipais depois do carnaval. Recado muito bem lembrado pelo vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) na solenidade. O vice-governador fez questão de dizer que estava ali como cidadão, sem representar o governo, e ratificou as palavras de Jackson Barreto. “Antes era o Pré-Caju, mas como não tem mais Pré-Caju temos o Fest Verão e o carnaval”, comentou Belivaldo Chagas, fazendo referência à postura do governador Jackson Barreto.

Nos bastidores, circulam outros pré-candidatos oriundos da base aliada do Governo do Estado, a exemplo do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), da ex-primeira dama Eliane Aquino (PT) e da deputado estadual Ana Lúcia Menezes (PT) ainda do secretário Zezinho Sobra, que pode ser a indicação do PMDB, partido liderado pelo governador Jackson Barreto.

Mas as lideranças partidárias não enxergam, nesta miscelânea de nomes e divergências, atos que caracterizem um divisionismo do agrupamento político que se mantém à frente do Governo de Sergipe. “Temos conversado e colocado de forma clara que temos um adversário em comum, que é o prefeito de Aracaju [João Alves Filho – DEM]”, observou o presidente do diretório municipal do PSB, Elber Batalha Filho.

Fábio: "não existe 2018 sem 2016"

O deputado federal Valadares Filho explica que o ato é apenas um momento inicial que marca os entendimentos que estão sendo costurado na base aliada para as eleições de outubro próximo. “Não há divisionismo”, disse. O deputado garante que as lideranças do PSB e do PSD conversaram em várias oportunidades com o governador Jackson Barreto sobre o intuito do PSB em lançar candidatura própria. “O governador está dialogando conosco para que este ato acontecesse. Este projeto de renovação administrativa que o PSB está defendendo através da nossa pré-candidatura é um passo inicial, mas o diálogo, ouvindo o governador Jackson Barreto e todos os partidos aliados, vai continuar de forma cada vez mais efetiva”, destacou o deputado federal.

Mas ele não sinaliza disposição para recuar do projeto político do PSB em favor de uma candidatura única dentro da base aliada. “Vamos defender a candidatura única, que é de suma importância para o futuro da cidade, mas o que posso dizer a você é que estamos muito firmes no nosso objetivo”, ressaltou Valadares Filho, quando questionamento sobre a possibilidade de ceder para dar lugar a um candidato que possa contribuir com a unidade.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais