PSB vai lutar pelo mandato de Adelson Barreto

Adelson Barreto: injustiçado? (Fotos: Arquivo Infonet)

O deputado estadual Adelson Barreto (PSB) quer deixar o partido, mas não tem disposição para perder o mandato. Para preservar o mandato, o parlamentar ingressará com ação judicial pedindo permissão para abandonar a sigla sem contrariar a Lei da Fidelidade Partidária.

O parlamentar não quer se pronunciar a respeito, mas tem um porta-voz: o advogado Fabiano Feitosa. O advogado já adotou os primeiros encaminhamentos para ingressar com ação judicial, o que deixa o parlamentar bastante otimista. “Vou aguardar que a Justiça do meu Estado me autorize a deixar o partido”, reagiu o parlamentar.

No PSB, o sentimento é que a sigla perde um dos mais importantes e expressivos quadros, conforme externou o senador Antonio Carlos Valadares. “É uma pessoa que temos a maior consideração, nunca desejei que ele saísse do partido”, reagiu o senador. “Não tenho motivo para rejeitá-lo nem querê-lo fora de nossa sigla”, complementou.

O presidente do Diretório Municipal do PSB, Elber Batalha Filho, informou que o partido ainda não foi notificado pela Justiça Eleitoral a respeito da ação judicial. “Ele é um valoroso companheiro e a nossa vontade é que ele permaneça na agremiação”, comenta Elber Filho.

Jurisprudência

Batalha Filho: partido não foi incorreto

No entanto, garante que o partido lutará para manter a vaga na Assembléia Legislativa sob o domínio dos partidos aliados, que reelegeram o governador Marcelo Déda em 2010. Na ótica de Batalha Filho, o deputado estadual estaria insatisfeito em função da sigla ter se manifestado favorável à candidatura de Valadares Filho em detrimento à do parlamentar à Prefeitura de Aracaju. “E isto não é motivo”, considera Batalha Filho.

Para o presidente do Diretório Municipal, ao dar preferência a Valadares Filho, o partido não agiu de forma incorreta. “O partido cumpriu o regimento, as diretrizes partidárias e a vontade dos filiados quando escolheu Valadares Filho, que foi um nome escolhido por meio de prévias”, revela Batalha Filho.

O PSB tem convicção que ganhará a batalha nos tribunais. “Discordância ideológica não justifica a saída do partido, já há jurisprudência”, comenta. “Não vamos permitir colocar a questão judicialmente como se o partido tivesse culpa Lou conduta incorreta, vamos contestar sempre resguardando o respeito ao deputado. Se ele quiser sair do partido, é um direito, mas também terá que perder o mandato”, comenta.

Prevalecendo o entendimento de Batalha Filho, a vaga de Adelson seria ocupada pelo suplente da coligação formada em 2010 – o radialista Gilmar Carvalho (PR). Mas a vaga, dependendo dos resultados das eleições municipais, poderá ser ocupada por Tânia Soares (PC do B). Isto seria possível se Valadares Filho for eleito prefeito de Aracaju.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais