PSOL retira candidatura de Avilete Cruz

A coletiva aconteceu no Sindicato dos Petroleiros (Fotos: Portal Infonet)
Representantes do Diretório Estadual do PSOL em Sergipe reuniram a imprensa na manhã desta sexta-feira, 1º, para informar a decisão unânime dentro do partido em retirar a candidatura ao Governo de Sergipe, representada pela professora Avilete Cruz. A decisão será formalizada ainda hoje no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).  Na coletiva realizada no auditório do Sindipetro, os dirigentes do PSOL afirmaram que a orientação é para que os eleitores de Avilete transfiram os votos para os candidatos Leonardo Dias (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Segundo o presidente do PSOL em Sergipe, Heitor Pereira,  o partido se reuniu na noite de quinta-feira, 30 para discutir fatos e denúncias envolvendo a candidata Avilete Cruz quanto

Heitor Pereira: “Foram várias atitudes que culminaram na decisão do partido”
ao programa, estatuto, deliberações nacionais, estaduais e uma carta de compromisso assinada pela própria candidata na convenção estadual do PSOL.

“Foram vários posicionamentos, várias atitudes, mas em especial três situações que levaram os dirigentes do partido a tomar a decisão de retirar a candidatura ao Governo do Estado. A primeira situação foi quando a professora Avilete foi ao TRE e substituiu o programa do partido, colocando um outro feito por ela mesma sem que nós tivéssemos conhecimento”, ressalta Heitor Pereira.

Ele acrescentou que a segunda situação foi a professora Avilete defender em sua propaganda eleitoral, posição contrária à discriminalização do aborto. “Essa postura vai de encontro às resoluções do Congresso Nacional

Professora Avilete vai falar sobre o assunto em coletiva (Foto: Divulgação)
do PSOL, do Coletivo de Mulheres do PSOL, do Congresso Estadual do Partido, enfim, contra as próprias mulheres vítimas dessa criminalização”.

E a terceira atitude foi de acordo com o presidente estadual do PSOL, foi classificar durante o debate da TV Sergipe, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef como ‘terrorista’. “Mesmo o PSOL sendo opositor ao PT, não podemos admitir falta de respeito àqueles que lutaram contra a Ditadura Militar”, entende.

João

Indagado sobre a possibilidade de Avilete estar defendendo algumas propostas do candidato do DEM, João Alves Filho, o presidente estadual do PSOL, disse que o partido faz oposição tanto ao Governo Déda quanto ao seu opositor, João Alves.

“Nos últimos debates, a postura da professora Avilete foi a de fazer coro com o candidato do DEM, indo de encontro às resoluções congressuais do PSOL, que coloca o partido em oposição ao governo da coligação petista, aos demais partidos da base de apoio do governo Lula e demais partidos de direita, o que inclui o DEM, do candidato João Alves. Não somos Déda, mas também não somos João”, enfatiza, lembrando que todos as outras candidaturas do partido ao Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa estão mantidas.

Urna

Heitor Pereira disse ainda que o nome da professora Avilete Cruz deve aparecer nas urnas durante a votação deste domingo, 3. “Estamos orientando os eleitores que pretendiam votar em Avilete, que votem nos candidatos da Frente de Esquerda do PSOL e do PSTU e o PCB. Acreditamos que o nome a foto da professora Avilete vão aparecer nas urnas. Nas ouras eleições, o candidato Toeta teve a candidatura impugnada, mas continuou aparecendo nas urnas, só que os votos não foram válidos”, relembra Heitor Pereira.

Expulsão

Com a decisão, a professora Avilete fica desautorizada a se pronunciar em nome do PSOL e será afastada até que o Diretório Nacional do partido julgue o processo de expulsão, que será encaminhado pela Comissão de Ética Estadual.

Contraponto

A professora Avilete Cruz, também convocou uma coletiva de imprensa para falar sobre a retirada da sua candidatura ao Governo de Sergipe. O encontro será a partir das 14h desta sexta-feira, na Confraria dos Cajueiros, conjunto Inácio Barbosa. Na ocasião, ela vai informar se entrará com alguma ação junto ao Tribunal Regional Eleitoral, contra a decisão do seu partido.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais