PT pode reivindicar o mandato de Robson Viana

Usiel Rios convoca Diretório para decidir (Foto: Arquivo Infonet)

Em decisão majoritária, a Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) optou por defender a fidelidade partidária, reivindicando para o PT o mandato do vereador Robson Viana, que migrou para o PMDB. Em reunião realizada na noite desta quarta-feira, 19, a Executiva Municipal, composta por 11 membros, compreendeu que aquela não seria a instância competente para tomar a decisão.

Como consequência, o presidente do Diretório Municipal, Usiel Rios – que também preside a Executiva Municipal, já convocou os 37 componentes, membros do referido diretório, para avaliar a decisão da Executiva Municipal. A reunião para avaliar o pedido em defesa da fidelidade partidária acontecerá na quarta-feira da próxima semana, 26, às 18h na sede do PT (rua Santa Luzia, 459).

O presidente Usiel Rios explicou que, de forma majoritária, a Executiva Municipal avaliou que não teria competência para deliberar sobre a questão específica quanto ao mandato de Robson Viana, optando por fazer o encaminhamento, pela fidelidade partidária, para apreciação do Diretório Municipal.

Na reunião da Executiva Municipal, o vereador Emmanuel Nascimento (PT), presidente da Câmara Municipal de Aracaju, fez questão de registrar em ata postura contrária à defendida pela Executiva Municipal, mantendo posição pela permanência de Robson Viana na Câmara Municipal de Vereadores. Esta posição, inclusive, já tinha sido anunciada pelo presidente do Poder Legislativo Municipal em sucessivos pronunciamentos em apoio a Robson Viana. Apesar de não ser membro da Executiva, a vereadora Simone Gois (PT) também defende a preservação do mandato de Robson Viana.

O primeiro suplente do PT, Chico Buchinho, o maior beneficiado com a vaga que poderá surgir na Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju, revelou que acatará e respeitará qualquer decisão do partido a respeito da questão. No entanto, reconhece que a Executiva Municipal está fazendo o encaminhamento correto ao defender a fidelidade partidária.

“Foi uma decisão acertada do ponto de vista político porque o mandato de Robson Viana foi conquistado pelo Partido dos Trabalhadores, foi acertada do ponto de vista legal, pois a legislação é clara por estabelecer que o mandato pertence ao partido, e também do ponto de vista partidário, já que o PT sempre defendeu a fidelidade partidária”, avalia o suplente Chico Buchinho.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais