Advogados nas urnas: Quinto Constitucional (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Os advogados estão em clima de eleições. Eles retornaram às urnas nesta sexta-feira, 11, para formar a lista sêxtupla que indicará o representante da advocacia na composição do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 20ª Região, conforme prevê o Quinto Constitucional, que reserva 20% das vagas dos tribunais brasileiros para a advocacia e para o Ministério Público.
Nos locais de votação, há grande movimentação e clima de festa. Doze advogados disputam a lista sêxtupla que será formada pelos candidatos mais votados. Cada um candidato instalou sua própria estrutura nas proximidades dos locais de votação, onde há grupos distribuindo água, frutas e muitos panfletos para conquistar o voto individual dos colegas.
Para o advogado Carlos Alberto Monteiro Vieira, presidente da Comissão Eleitoral, os candidatos conseguiram mobilizar os eleitores, haja vista que o voto é facultativo. Cerca de 4,5 mil advogados estão aptos a votar. “Os candidatos trabalharam bem e temos uma adesão razoável”, disse. “Orientamos para que os advogados solicitassem o cancelamento das audiências e muitos juízes deferiram este pedido para que o advogado pudesse votar”, explicou o presidente da comissão.
Carlos Alberto: candidatos trabalharam bem |
As eleições foram organizadas pela Seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), que estabeleceu parceria com a justiça eleitoral para utilizar as urnas eletrônicas nos locais de votação. Foram instaladas 13 urnas eletrônicas em dois locais de votação em Aracaju [nas sedes da OAB/SE e da Caixa de Assistência dos Advogados] e outras cinco no interior, nas cidades de Lagarto, Itabaiana, Propriá, Nossa Senhora da Glória e Estância.
Os advogados compreendem como positiva para a advocacia e para o Ministério Público as reservas previstas pelo Quinto Constitucional. “É uma oportunidade que temos para escolher o representante da advocacia nos tribunais, uma oportunidade para nós, advogados, participarmos e trazermos para o tribunal uma pessoa que sente o dia a dia do advogado”, conceituou o advogado Anselmo Oliveira.
O futuro presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, também se envolveu no processo e visitou os locais de votação. “O Quinto Constitucional é um instituto democrático que oxigena a jurisprudência do tribunal em virtude das visões e informais profissionais diferentes entre juízes, Ministério Público e advogados”, ressaltou Henri Clay.
Henri Clay: instituto democrático
|
A lista sêxtupla que está sendo formada com os votos dos advogados será encaminhada para a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRT) da 20ª Região, que reduzirá este rol a uma lista tríplice, a ser encaminhada para que a presidente da república, Dilma Rousseff, possa escolher, de acordo com os critérios próprios, o futuro representante da advocacia sergipana nos quadros do TRT da 20ª Região.
As eleições serão encerradas às 17h e ainda nesta sexta-feira, 11, os nomes mais votados serão conhecidos.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B