Radialistas cobram medidas para coibir ameaças

Radialistas relatam ameaçam e pedem providências (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

O Sindicato dos Radialistas do Estado de Sergipe denunciou episódios que envolvem ameaças contra comunicadores do interior durante o exercício profissional. Os últimos episódios mais recentes foram registrados em Frei Paulo e em Simão Dias. Segundo o vice-presidente do sindicato, Avanilson Santana, entre as ocorrências já existe uma investigação em andamento a partir de um Boletim de Ocorrência prestado pela vítima em uma delegacia do interior, assim como também há casos já transformados em processos judiciais que tramitam em segredo de justiça.

Nesta quinta-feira, 19, representantes do Sindicato dos Radialistas estiveram reunidos com o secretário da segurança pública, João Batista, em audiência intermediada pelo deputado estadual Gilmar Carvalho, que também é radialista. O parlamentar informou que também já foi vítima de ameaça por meio de redes sociais. O deputado disse que o crime foi investigado pela Polícia Civil, sendo o autor identificado no ano passado. Depois do resultado das investigações, segundo Gilmar Carvalho, as ameaças cessaram.

Os dois episódios relatados pelos sindicalistas Avanilson Santana e Alex Carvalho ocorreram no interior. Segundo os profissionais, as ameaças foram feita aos radialistas Anselmo Tavares, em Frei Paulo, e Geraldo Macedo, em Simão Dias. Neste último caso, o radialista Geraldo Macedo prestou Boletim de Ocorrência e o suposto crime está sendo investigado pela Delegacia Regional de Lagarto. Cópia de uma gravação com as ameaças já está sendo analisada pela polícia e o autor já foi identificado, segundo informações do delegado Fábio Pereira, coordenador das Delegacias do Interior.

João Batista, Gilmar Carvalho e Avanilson: situação preocupante

João Batista promete medidas rigorosas

O delegado geral Alessandro Vieira também participou da reunião. A cúpula da SSP classificou como graves os episódios relatados pelos profissionais de comunicação e o secretário João Batista determinou celeridade nas investigações e prometeu medidas duras para coibir este tipo de crime e garantir a liberdade de expressão e o livre exercício profissional em todo o Estado.
Invadir rádio e tocar fogo

O Portal Infonet teve acesso a uma gravação que teria sido, supostamente, dirigida ao radialista Anselmo Tavares. No áudio, o homem [que já foi identificado pela polícia] classifica como covardes os moradores de Frei Paulo e induz as pessoas a se articularem para invadir a emissora de rádio,  matar o radialista e “tocar fogo neste urubu”.

O vice-presidente do Sindicato dos Radialistas informou que existe outras ocorrências semelhantes no interior do Estado. Ele disse que não pode fornecer detalhes porque há processo tramitando em segredo de justiça, assim como também há radialista que não demonstrou interesse em dar continuidade a processos judiciais pelas ameaças que teria sofrido.

Por Cássia Santana 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais