Relator da MP 905, Rogério Carvalho comemora ‘caducada’ do projeto

Rogério Carvalho (PT-SE) é o relator da MP 905 (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

No Senado, a decisão já está tomada: a medida provisória 905, conhecida como Contrato Verde e Amarelo, não irá para votação nesta segunda-feira, 20. Com isso, o projeto perde sua validade e ‘caduca’ nesta terça-feira, 21, feriado de Tiradentes, conforme prazos legais para apreciação de uma MP pelo Congresso Nacional. Correntes políticas atrelam a retirada do projeto de pauta como retaliação do Congresso ao Governo Federal, pela demissão de Luiz Henrique Mandetta do cargo de ministro da Saúde na última semana e pelos ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados.

No entanto, a própria MP 905 é alvo de bastante divergência dentro do Congresso. No Senado, a relatoria da matéria foi designada para Rogério Carvalho, do Partido dos Trabalhadores – sigla que tem posicionamento contrário a MP. O senador sergipano disse para nossa reportagem, nesta segunda-feira, que a relatoria está pronta, mas não deve encaminhá-la, já que o processo não vai a votação.

Ele avalia que a MP traz pontos positivos, como o incentivo ao primeiro emprego entre os jovens, e a contratação de pessoas com mais de 55 anos, mas entende que o projeto traz mais malefícios. “Ele mexe com direitos trabalhistas conquistados há anos, num conjunto de leis que resguardam os trabalhadores. São mais de 100 artigos da CLT alterados na proposta. É uma medida que promove o fim de registros profissionais de diversas categorias, como jornalistas, radialistas, músicos. Nós somos contra a isso e a toda reforma trabalhista embutida nessa medida. Por isso consideramos uma grande vitória a retirada de pauta”, explica o senador. Entenda aqui mais detalhes da MP 905.

Ainda conforme Rogério, o Senado tem votado projetos em que há consenso entre as lideranças do parlamento e acordos em pontos específicos – o que, segundo ele, não ocorreu com a MP 905. Nesta segunda-feira, 20, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sugeriu ao presidente Jair Bolsonaro que reeditasse a MP 905, para dar mais fôlego ao projeto. “Assim, o Congresso Nacional terá mais tempo para aperfeiçoar as regras desse importante programa”, publicou, através da sua conta no twitter.

Foco no auxílio emergencial

Com o Contrato Verde e Amarelo de lado, o Senado deve incluir na pauta desta segunda-feira, o projeto para ampliar o auxílio emergencial de R$ 600 reais para profissionais informais, durante a pandemia do coronavírus. O texto, já aprovado na Câmara dos Deputados, inclui dentro do benefício pescadores, marisqueiras, músicos, motoristas de aplicativo, caminhoneiros, diaristas, entre outras categorias.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais