Relatório final da CPI da Saúde é entregue aos órgãos de controle

Relator da CPI da Saúde entregou relatório aos órgãos de controle (fotos: Assessoria do Vereador)

O relatório final elaborado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara Municipal de Vereadores, que investigou os contratos firmados entre a Prefeitura de Aracaju e hospitais filantrópicos, foi concluído e entregue aos órgãos de fiscalização e controle na última terça-feira, 19.

De acordo com o relator da CPI da Saúde, vereador Isac Silveira (PC do B), o relatório final foi entregue aos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). “O relatório se baseou nas oitivas dos gestores dos próprios hospitais, e nós percebemos que havia uma contradição profunda nas afirmações, então nós destrinchamos informação por informação, apontamos os pontos mais frágeis no funcionamento dos hospitais para que o Ministério Público possa ajuizar ações judiciais, se assim entender. Agora os órgãos tem esse instrumento para juntar com outros documentos que já possuem”, explica.

Dentre os problemas encontrados, o mais grave diz respeito ao desvio de finalidades de recursos no Hospital de Cirurgia. “O Cirurgia é a miscelânea das problemáticas, é o maior aporte financeiro, é o maior quantitativo de serviços prestados dos hospitais filantrópicos e o mais problemático. A oncologia foi paralisada várias vezes e houve desvio de finalidade,  ou seja, verbas que vieram para oncologia foram aplicadas em outros setores do hospital, e isso foi narrado pelos próprios gestores hospitalares”, aponta o vereador.

O relator da CPI da Saúde adiantou que está propondo a criação de um Conselho de Fiscalização Externa dos Hospitais Filantrópicos. “Estou apenas estudando se pode ser com a legislação municipal, nos parece que é preciso ter um controle externo ao que está colocado hoje como estrutura administrativa desses hospitais filantrópicos. A verba é pública, mas quando entra no hospital os gestores dão um conceito a essa verba como se fosse privada, e é preciso ter um controle social maior, os hospitais não tem portal de transparência, eles não prestam contas diretamente ao Ministério Público ou Tribunal de Contas, é algo que precisa se pensar urgentemente sob pena de nós não termos resolutividade em tempo hábil”, finaliza.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais