![]() |
Homenagem ao Almirante Barroso (Fotos: (Ascom/Prefeitura Riachuelo) |
Nesta segunda-feira, 11, o município de Riachuelo, distante 23 quilômetros da capital sergipana, acordou em festa. No início da manhã, moradores da cidade e de regiões vizinhas participaram da corrida rústica de Pedra Branca até a praça Coronel Antônio Franco, em Riachuelo. O dia foi de comemorações para relembrar a Batalha Naval de Riachuelo, ocorrida durante a Guerra do Paraguai, em 1865. Na ocasião, uma ação da esquadra brasileira, comandada pelo Almirante Barroso, foi decisiva para aniquilar a esquadra paraguaia e, assim, dar vitória ao Brasil durante a Guerra do Paraguai.
Todos os participantes da corrida receberam medalha, e os três primeiros cidadãos riachuelenses que chegaram ao ponto de encontro ganharam troféus e prêmios em dinheiro. “É uma maneira de incentivar os cidadãos de nossa terra”, explicou o secretário municipal de esporte e lazer, João Batista. Crianças, adultos e idosos marcaram presença na corrida rústica.
![]() |
Saudação da Marinha ao Almirante Barroso |
À tarde, as atividades continuaram com uma homenagem da população e da prefeitura ao Almirante Barroso. O primeiro tenente Bruno Marcel Tavares leu a ordem do dia, contando a história do Almirante Barroso homenageado e da Batalha Naval de Riachuelo. Em seguida, o prefeito Antônio Carlos Franco Sobrinho e o capital de fragata Eron Gantois Marçal colocaram flores no busto do Almirante, situado na praça Coronel Antônio Franco.
No encerramento da solenidade, que aconteceu debaixo de forte chuva, a comunidade participou de confraternização no Centro de Artesanato. Batista agradeceu a presença de todos em mais uma festividade em homenagem à Batalha Naval e destacou a corrida rústica. “Vieram muitos corredores de fora e mais uma vez incentivamos os moradores daqui a participarem. Foi uma corrida muito disputada e vimos a força de vontade de cada cidadão”, frisou o secretário.
História
![]() |
Vencedores da Corrida Rústica |
Existem duas versões para a razão do nome Riachuelo dado ao município sergipano. A primeira é que as terras que pertenciam ao antigo povoado Pintos localizavam-se entre os rios Sergipe, Cotinguiba e Jacarecica, formando um elo (riachos + elo), daí Riachuelo. A outra explicação, mais aceita pelos estudiosos, baseia-se na homenagem à Batalha Naval de Riachuelo, ocorrida no arroio Riachuelo, afluente do rio Paraguai, na Argentina. Até hoje, todos os anos a Marinha Brasileira vai ao município para reforçar a importância da data para a história do Brasil.
Fonte: Assessoria Imprensa Prefeitura de Riachuelo
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B