Ribeirópolis: professores denunciam excesso com CCs

Ribeirópolis: despesas crescentes (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Os professores da rede municipal de Ribeirópolis estão preocupados com o crescimento das despesas do município. De acordo com informações da professora Rita de Cássia Santos, coordenadora de base do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), o crescimento das despesas do município é bem maior que o crescimento da receita.

Esta distorção se tornou uma das maiores preocupações dos professores, segundo a sindicalista. Conforme os dados do Sintese, enquanto a receita cresceu 7,03% nos últimos oito meses [entre os meses de janeiro e agosto deste ano], as despesas no mesmo período aumentaram 31,26%.

Um dado também preocupante está com os gastos da prefeitura com o quadro de servidores. Nos oito meses deste ano, a folha dos servidores consumiu mais de R$ 26 milhões. Enquanto que nos doze meses de 2016, os gastos com pessoal foi menor que R$ 21 milhões, segundo a sindicalista. “A nossa preocupação é que em oito meses, a prefeitura gastou seis milhões a mais do que foi gasto durante todo o ano de 2016 com pessoal”, alerta a professora Rita de Cássia.

A professora não soube informar o número de servidores efetivos na prefeitura de Ribeirópolis, mas garantiu que no município há 135 cargos comissionados, entre os quais 21 estão lotados na Secretaria Municipal de Educação. “Um município que possui menos de 20 escolas, ter 21 pessoas em cargos em comissão para a gente é um número exorbitante”, comenta.

Segundo os dados apresentados pela professora Rita de Cássia, o município de Ribeirópolis está com 72% da receita corrente líquida comprometida com gastos com pessoal, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) limita estas despesas em 54% da receita corrente líquida. “Queremos saber como o prefeito vai conseguir honrar os compromissos que assumiu para pagar os resíduos do piso referentes aos meses de janeiro e fevereiro que deverão ser pagos em novembro com estas despesas tão grandes”, enaltece a professora.

O Portal Infonet tentou ouvir o prefeito Antonio Passos Sobrinho (DEM), mas não obteve êxito. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais