Rui Falcão tem encontro com pré-candidatos em Aracaju

Rui Falcão: apaziguador (Foto: Assessoria Parlamentar)

O presidente da Executiva Nacional do PT, Rui Falcão (deputado estadual do Partido dos Trabalhadores por São Paulo), desembarcará em Aracaju nesta segunda-feira, 6, às 16h. Ele vem a Sergipe para participar de um ato político do Movimento do Sem Terra em defesa da reforma agrária, mas funcionará também como uma espécie de extintor para apaziguar entendimentos internos em busca de candidatura única para a sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira.

Com esta missão, o deputado Rui Falcão tem um encontro com os três pré-candidatos do partido à Prefeitura de Aracaju (os deputados Rogério Carvalho – federal – e Ana Lúcia Menezes – estadual – e Sílvio Santos, vice-prefeito da capital). Assim que chegar em Aracaju, Falcão seguirá para a sede do partido, onde terá encontro reservado com os três pré-candidatos.

Na ótica do presidente do Diretório Municipal do PT em Aracaju, Usiel Rios, Rui Falcão não chega a Sergipe com esta missão específica, mas dará importante contribuição na busca do entendimento pela unidade partidária para evitar que haja disputa interna na indicação do PT à sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira. Caso as três pré-candidaturas persistam, o PT só encontrará a solução por meio de duas alternativas: a prévia (que seria uma espécie de eleição direta envolvendo todos os filiados) ou por encontro, que seria uma eleição indireta cuja escolha do candidato é feita apenas por delegados escolhidos pela militância.

“O trabalho de unidade já vem sendo feito aqui com muitas mãos sob o comando do governador Marcelo Déda e a vinda do presidente nacional do partido será importante para que a gente consiga encontrar o entendimento na perspectiva do PT sair fortalecido e unido sem a necessidade de uma disputa interna”, conceitua Usiel Rios.

Além do encontro com os três pré-candidatos, o presidente nacional do PT também terá uma reunião com os parlamentares que compõem as bancadas federal e estadual eleitos pelo Partido dos Trabalhadores em Sergipe.

Ato do MST

À noite, o presidente do PT, Rui Falcão, encerra a visita a Sergipe com participação da abertura da reunião da Coordenação Nacional do Movimento Sem Terra, que, pela primeira vez, acontece em solo sergipano.
Para o ato da noite desta segunda-feira, segundo informou o coordenador do MST em Sergipe, Esmeraldo Leal, também já confirmou presença o deputado federal Valmir Assunção, um agricultor eleito pelo PT da Bahia.

Apesar de se tratar de uma reunião interna fechada, o ato que acontecerá à noite na sede do IFS será aberto à participação pública. A reunião da Coordenação Nacional do MST será realizada durante toda a semana, com encerramento previsto para a próxima sexta-feira, 10, oportunidade em que serão empossados os 50 membros da Executiva Nacional do Movimento.

Os membros da executiva nacional do MST são indicados pelas instâncias estaduais. Em Sergipe, o MST já fez a indicação dos dois representantes – um homem e uma mulher – seguindo a orientação nacional pela paridade de gênero, conforme enaltece Esmeraldo Leal. “Os nomes dos indicados só serão anunciados na posse, pois é o encontro que os reconhece como dirigentes”, enfatiza Esmeraldo.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais