![]() |
Reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, 26 (Fotos: Ascom Semasc) |
"Penso que, desde o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria, quando se manifestou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, talvez tenha sido ele a pessoa que melhor representou o sentido do plano, ao afirmar que a pobreza escraviza. A reunião desta tarde nos mostrou como Aracaju já avançou na realização do seu plano de erradicação da extrema pobreza", declarou a secretária Extraordinária para Superação da Pobreza Extrema do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Fonseca, após reunião com o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.
O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 26, na sala de reuniões do MDS, com a participação de assessores da secretária e da coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Yolanda de Oliveira. Na reunião, Bosco Rolemberg apresentou à secretária Ana Fonseca o Plano Aracaju Sem Miséria e um dossiê contendendo matérias jornalísticas que mostram as ações estratégicas que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Aracaju para a efetiva execução do plano.
![]() |
Bosco Rollemberg e a secretária Ana Fonseca |
Bosco Rolemberg expôs o plano com detalhes, chamando a atenção para a intersetorialidade com a qual foi construindo, envolvendo diversos órgãos da administração municipal, como as secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte e Lazer e as fundações Cultura Cidade de Aracaju e do Trabalho, com os quais foi formado o Núcleo Social para condução do plano.
"Nós estamos realizando um movimento de mobilização social, buscando a parceria de entidades empresariais, de classes, a Igreja e as organizações sociais para que todos juntos, possamos erradicar a extrema pobreza em Aracaju", informou o secretário durante a reunião.
Ele também falou sobre as ações de desocupações, que derivaram no programa de auxílio moradia para as famílias de baixa renda, sobre os cursos profissionalizantes e o trabalho de intermediação de emprego que a Prefeitura vem realizando junto ao empresariado, bem como o programa de microcrédito implantado em parceria com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banese para beneficiar os micros e pequenos empreendedores. Em breve será lançado o Plano Aracaju Sem Miséria. Até lá, a Prefeitura de Aracaju e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome devem formalizar um pacto de ação para implementação do plano.
Fonte: Ascom Semasc