Sejuc vai analisar situação de 2.700 presos provisórios

Dfensor Raimundo Veiga durante a assinatura no gabinete do secretário da Justiça (Foto: Divulgação Ascom Sejuc)

A situação dos 2.700 presos provisórios que continuam aguardando julgamento em Sergipe será avaliada. Um termo de cooperação nesse sentido foi assinado na manhã desta segunda-feira, 1° entre o secretário de Estado da Justiça, Walter Pereira Lima e o defensor público geral Raimundo Veiga, visando analisar a situação dos detentos.

De acordo com o secretário da Justiça, o objetivo é de verificar a razoabilidade do período de segregação provisória de acordo com o trâmite processual, dos presos que não possuem condições financeiras de contratar advogados particulares.

“Faremos um mutirão para a análise de processos de presos provisórios. Atualmente são 2.700 detentos aguardando decisão perante a lei. Se houver alguma imperfeição na análise, a Sejuc vai pleitear a liberdade dos detentos junto ao Judiciário”, explica Walter Pereira.

Walter Pereira destaca que não existe meta a ser alcançada

O secretário informou ainda que a portaria beneficiará, inicialmente, os presos provisórios do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copecam), tendo em vista que esta Unidade abriga cerca de 50% da população carcerária do Estado. No entanto, posteriormente se estenderá às outras Unidades Prisionais que também alojam presos provisórios, quais sejam: Cadeia Pública Territorial de Nossa Senhora do Socorro, Complexo Penitenciário Advogado Dr. Jacintho Filho (COMPAJAF), bem como o Presídio Feminino.

Walter Pereira disse que o objetivo não é abrir vagas nos presídios. “Em outros estados, foram verificados entre 10% a 15% de imperfeições, aqui faremos a verificação, mas não existe meta a ser alcançada.  O maior gargalo do sistema prisional sergipano se encontra no percentual expressivo de presos provisórios, aproximadamente 71%, motivo este que levou a SEJUC a focar neste público alvo. Todavia, tal ação se expandirá às Unidades Prisionais que alojam presos condenados”, complementa.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais