Sem estacionamento: Lojistas pedem apoio aos vereadores

Empresários montaram uma tenda na praça em frente à Câmara (Fotos: Portal Infonet)

Empresários do setor do comércio fizeram um ato na manhã desta segunda-feira, 7, na porta da Câmara Municipal de Aracaju. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade e dos vereadores quanto à medida da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) proibindo o estacionamento desde a rua Cedro até a rua Apulcro Mota. A categoria alega queda de até 60% nas vendas e cobra a volta dos parquímetros.

Segundo o presidente da Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio), Abel Gomes, dados do Instituto Fecomercio de Pesquisa mostram que dos 236 empresários entrevistados, 80% estão insatisfeitos.

“Os prejuízos são enormes, já passou a Páscoa e está chegando a melhor data para o comércio que é o Dia das Mães e se essa medida não for revista, se não voltarem atrás, a situação vai se complicar. Melhorou o fluxo de veículos, mas prejudicou as lojas. É preciso que liberem o estacionamento em pelo menos um lado das vias”, entende Abel Gomes defendendo a volta dos parquímetros.

Abel Gomes, presidente da Fecomércio

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Samuel Schuster, enfatizou que as lojas estão começando as fechar as portas devido aos consumidores estarem impedidos de estacionar no Centro de Aracaju. “Estamos reivindicando a criação de um estacionamento público como fizeram no Parque dos Cajueiros e na Atalaia, o retorno dos parquímetros e incentivo fiscal para estacionamentos privados”, destaca.

Segundo o comerciante, Antônio Nunes de Carvalho, o toinho da Kanoa, a situação está piorando à cada dia. “Não se explica proibir o estacionamento de veículos da rua Cedro até rua Apulcro Mota. Em São Paulo existem áreas de estacionamento próximas às lojas para quem vai comprar apenas um presente rápido, quem vai fazer compras. Aqui, eu estou ligando para os clientes pois os prejuízos estão em torno de 50%, mas a resposta é de que não tem aonde estacionar”, lamenta.

Vereadores

Samuel Schuster, presidente da CDL

Toinho da Kanoa lamenta prejuizos

Comerciantes participam da sessão

Os empresários tiveram a oportunidade de expor a situação aos vereadores no plenário. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Emmanuel Nascimento, após as reclamações dos comerciantes, vai formar uma comissão para levar o problema à Prefeitura de Aracaju.

“Nós fomos procurados pelos empresários e abrimos o espaço da Tribuna Livre para que possam mostrar a situação, os dados da pesquisa, os percentuais dos prejuízos, para em seguida formar uma comissão e marcar uma reunião visando discutir maneiras de minimizar a situação. O momento é de entendimento”, acredita Emmanuel Nascimento.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais