Seminário debate políticas públicas sobre drogas

Seminário foi realizado no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 26 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, o Seminário Estadual de Políticas Públicas de Combate às Drogas. O evento foi coordenado pelo deputado federal da bancada sergipana, Rogério Carvalho (PT), que integra a Comissão Nacional de Combate às drogas. “Nosso objetivo é promover debates na sociedade civil e setores governamentais envolvidos, sobre as políticas públicas de drogas”, ressalta.

De acordo com Rogério Carvalho, “é muito importante trazer essa discussão para Sergipe e levar as sugestões daqui para Brasília para que juntos possamos vencer esta guerra contra a droga que tem vitimado milhares de pessoas em todo o mundo. A droga substitui todos os prazeres, e nesse caminho as pessoas passam por um processo de destruição, de miséria mesmo e como reestabelecer esse vazio? É o que vamos fazer e com certeza nosso Estado apresentou hoje excelentes sugestões”, acredita o deputado Rogério Carvalho.

“É muito importante assumirmos o compromisso de no Orçamento Geral da União termos recursos específicos de políticas de combate às drogas, não adianta fazer medidas paliativas, temos que fazer políticas efetivas para isto”, destaca o deputado federal da bancada sergipana, Valadares Filho.

Deputado Rogério Carvalho ficou satisfeito com o debate

Na ocasião, a deputada Maria Mendonça (PSB), afirmou que as drogas estão invadindo a sociedade de forma desenfreada. “Isso porque estamos na nossa acomodação. Precisamos cada vez mais de debates como estes em nosso estado”, afirma.

A promotora de Saúde do Ministério Público Estadual, Euza Missano enfatizou que o órgão tem atuado como mediador. “Nós temos tido muitos avanços nas diversas audiências públicas realizadas, com a presença de secretários e parceiros. Na parte de assistência, nós temos uma rede de tratamento aos dependentes de drogas”, informa.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, a secretaria está buscando criar ações de enfrentamento por meio da rede de unidades. “O problema das drogas é grave e nós estamos trabalhando muito para atender a todo o Estado de Sergipe, principalmente no que se refere à prevenção e ao tratamento”, destaca.

Crimes

No seminário, o deputado federal Givaldo Carimbão destacou que 80% dos crimes praticados em Sergipe, são por usuários de drogas, segundo dados da Secretaria Segurança Pública (SSP). Uma pedra de crack custa R$ 5 reais, mas se ele usa várias por dia os gastos aumentam muito e é quando as pessoas passam a roubar. Os usuários podem ser submetidos a três caminhos: a cadeia, o cemitério ou a recuperação”, entende acrescentando que os modelos dos Centro de Atenção Psiocosocial (Caps), mas já não estão atendendo à grande demanda.

O evento contou ainda com as presenças do vice-governador Jackson Barreto (PMDB) e dos deputados Heleno Silva (PSB) e Pastor Eurico, da secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Galdino e do delegado Osvaldo Rezende.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais