Seminário lotou o plenário e as galerias da Alese (Fotos: Portal Infonet) |
Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 2, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, o seminário "Por uma nova arquitetura Institucional da Segurança Pública: Pela adoção no Brasil do Ciclo Completo de Polícia", promovido por meio da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e organizada localmente pelo presidente da Comissão de Segurança, deputado estadual Capitão Samuel (PSL).
As discussões contaram com a participação do deputado federal, o subtenente Luis Gonzaga Ribeiro (PDT/MG), do deputado federal André Moura (PSC/SE) e do senador Eduardo Amorim (PSC).
O objetivo foi discutir a PEC 430/09, que altera a Constituição Federal para dispor sobre a polícia e Corpos de Bombeiros dos Estados e do Distrito Federal e territórios, confere atribuições às guardas municipais e dá outras providências. Moura que é membro titular da CCJC, tem acompanhado de perto todas as proposituras ligadas a carreira dos policiais dos Estados.
Deputados federais, estadual e senador compõem a mesa |
Para o capitão Samuel Barreto, segurança pública é um tema que está sendo debatido em todos os locais. “Um assunto tratado diariamente na imprensa, nas redes sociais e no parlamento estadual, mas o modelo de segurança pública do país está ultrapassado, não funciona e é caro”, entende.
Segundo o subtenente Gonzaga, como é conhecido o deputado federal por Minas Gerais, autor da PEC 431/2014, que propõe a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública, será um grande passo para garantir o fortalecimento das polícias ao garantir a criação de um fundo que servirá ao aparelhamento, remuneração, capacitação e integração dos órgãos de segurança pública em todo o país.
“A atuação da polícia não se resume a atuação de polícia civil e militar nos estados. Nós temos a polícia rodoviária federal, polícia federal, guardas municipais, agentes penitenciários, corpo de bombeiros. Todos eles fazem parte do mesmo sistema de segurança no mesmo nível da atuação policial”, destaca.
Deputado federal, subtenente Luis Gonzaga, do PDT de Minas Gerais |
"Devemos conhecer mais e saber em que beneficiaria a população brasileira, se este é o melhor modelo a ser adotado na tentativa de diminuirmos a violência e a resolutividade dos crimes cometidos, por isso é preciso seminários como este para discutir o tema”, completa o deputado André Moura.
Lideranças
O presidente da Associação de Praças de Sergipe, Antonio Carlos dos Santos destacou a importância do seminário. “É importante defender de que forma melhorar a segurança pública da sociedade, policia militar, policia civil, policiai federal e policiai rodoviária federal, estão todos aqui representados em busca de um ideal que é a melhoria da segurança”, entende.
José Carlos dos Santos, da Associação de Praças
|
Para o presidente da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), Jorge Vieira, “todo mundo está vendo que o sistema de segurança pública não funciona e a discussão não por poder, mas pela melhoria dos serviços e a gente está vendo que o ciclo não se completa principalmente para a população”, ressalta.
“O seminário é importante para esclarecer à sociedade e os policiais militares, o modelo completo de segurança pública no país e agente sabe que precisa viabilizar os serviços de polícia na rua”, acrescenta o sargento da PM Alexandre Prado.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B