|
Seminário lotou o plenário e as galerias da Alese (Fotos: Portal Infonet) |
Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 2, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, o seminário "Por uma nova arquitetura Institucional da Segurança Pública: Pela adoção no Brasil do Ciclo Completo de Polícia", promovido por meio da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e organizada localmente pelo presidente da Comissão de Segurança, deputado estadual Capitão Samuel (PSL).
As discussões contaram com a participação do deputado federal, o subtenente Luis Gonzaga Ribeiro (PDT/MG), do deputado federal André Moura (PSC/SE) e do senador Eduardo Amorim (PSC).
O objetivo foi discutir a PEC 430/09, que altera a Constituição Federal para dispor sobre a polícia e Corpos de Bombeiros dos Estados e do Distrito Federal e territórios, confere atribuições às guardas municipais e dá outras providências. Moura que é membro titular da CCJC, tem acompanhado de perto todas as proposituras ligadas a carreira dos policiais dos Estados.
|
Deputados federais, estadual e senador compõem a mesa |
Para o capitão Samuel Barreto, segurança pública é um tema que está sendo debatido em todos os locais. “Um assunto tratado diariamente na imprensa, nas redes sociais e no parlamento estadual, mas o modelo de segurança pública do país está ultrapassado, não funciona e é caro”, entende.
Segundo o subtenente Gonzaga, como é conhecido o deputado federal por Minas Gerais, autor da PEC 431/2014, que propõe a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública, será um grande passo para garantir o fortalecimento das polícias ao garantir a criação de um fundo que servirá ao aparelhamento, remuneração, capacitação e integração dos órgãos de segurança pública em todo o país.
“A atuação da polícia não se resume a atuação de polícia civil e militar nos estados. Nós temos a polícia rodoviária federal, polícia federal, guardas municipais, agentes penitenciários, corpo de bombeiros. Todos eles fazem parte do mesmo sistema de segurança no mesmo nível da atuação policial”, destaca.
|
Deputado federal, subtenente Luis Gonzaga, do PDT de Minas Gerais |
"Devemos conhecer mais e saber em que beneficiaria a população brasileira, se este é o melhor modelo a ser adotado na tentativa de diminuirmos a violência e a resolutividade dos crimes cometidos, por isso é preciso seminários como este para discutir o tema”, completa o deputado André Moura.
Lideranças
O presidente da Associação de Praças de Sergipe, Antonio Carlos dos Santos destacou a importância do seminário. “É importante defender de que forma melhorar a segurança pública da sociedade, policia militar, policia civil, policiai federal e policiai rodoviária federal, estão todos aqui representados em busca de um ideal que é a melhoria da segurança”, entende.
|
||||
José Carlos dos Santos, da Associação de Praças
|
Para o presidente da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), Jorge Vieira, “todo mundo está vendo que o sistema de segurança pública não funciona e a discussão não por poder, mas pela melhoria dos serviços e a gente está vendo que o ciclo não se completa principalmente para a população”, ressalta.
“O seminário é importante para esclarecer à sociedade e os policiais militares, o modelo completo de segurança pública no país e agente sabe que precisa viabilizar os serviços de polícia na rua”, acrescenta o sargento da PM Alexandre Prado.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B