![]() |
Valadares: erro na comunicação da PMA (Foto: Portal Infonet) |
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) não esconde a insatisfação com a ascensão do ex-governador João Alves Filho (DEM) na capital sergipana, pelo menos nas pesquisas de intenção de votos realizadas pelo Ibope, que indicam vitória do demista logo no primeiro turno.
Para Valadares, o grupo ao qual pertence deve se preocupar com análises mais aprofundadas para identificar as falhas, equívocos e erros cometidos pelo agrupamento político adversário do DEM, falhas que podem ter contribuído para o crescimento político de João Alves na capital.
Em primeira análise, o senador enalteceu as especulações dando conta que o crescimento de João Alves Filho poderia estar associado a uma insatisfação do eleitorado com o governador Marcelo Déda, mas prefere descartar a possibilidade do voto de protesto. “Não se deve colocar Déda neste contexto, não é eleição estadual. Votar por vingança, sabendo que é ruim pra Aracaju? Eu não acredito que Aracaju vai fazer isso”, comentou. “Seria um contra-senso um eleitor ponderado, consciente, em uma cidade das mais analistas do ponto de vista político, votar em um candidato só porque tem raiva de uma liderança do nosso grupo”, entende.
Para Valadares, as falhas estão associadas a possíveis falhas da própria administração municipal. E os erros estratégicos, na ótica do senador, estariam cravados no próprio sistema comunicação articulado pela prefeitura de Aracaju para interagir com a população. “Valadares [Filho] chegando ao segundo turno e ganhando [a eleição em Aracaju], vai ter que corrigir o sistema de comunicação, vai ter que corrigir a forma de como se comunicar com a população porque o governo de Edvaldo Nogueira, que está lutando para ter um sucessor, é um governo que pode ter falhas, mas não tão gritantes a ponto de um adversário, que é sinônimo de atraso, esteja nessa situação privilegiada”, comentou. “Há alguma coisa de errado e acho que é no sistema de fazer a comunicação com a população, para mostrar o que o prefeito fez para Aracaju”, observou.
O senador lembra que visitou vários bairros e percebeu a realização de muitas obras. “O prefeito praticamente construiu uma nova cidade na zona de expansão e isto não foi bem divulgado. Eu encontrei com o prefeito e disse a ele: ‘prefeito, você fez administração primorosa e isso não trouxe os benefícios para uma candidatura do grupo’. É preciso fazer uma análise depois das eleições para saber o que está havendo, para saber o que está faltando”, comentou Valadares.
Interior
O senador está confiante que a eleição não será definida hoje. “No último relatório, a Vox Populi, na sexta-feira [5], verificou que o último relatório que apontava para um segundo turno irreversível”, revelou, informando que o instituto vem acompanhando o desempenho de Valadares Filho desde que a candidatura foi definida.
O senador reconhece que não deu a atenção que deveria ter dado ao interior do Estado por concentrar esforços na campanha eleitoral em Aracaju, mas tem convicção que o PSB elegerá pelo menos dez prefeitos. “É lamentável que não pude dar assistência por estar empenhado em Aracaju, mas o PSB fará, no mínimo, dez prefeitos para ficar com a mesma conta da eleição passada”, complementou, entre risos.
Clique aqui e acompanhe a cobertura completa das eleições municipais através do Portal Infonet. A equipe de jornalismo está disponibilizando notícias minuto a minuto para lhe deixar bem informado. E a partir das 17h, o internauta poderá conferir, em tempo real, a apuração dos votos de todo o Estado e no iDivulga, aplicativo para iPhones e iPods, o resultado de todos municípios do Estado.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B