Senadora ressalta importância de calendário vacinal em dia

Maria citou dados do SUS mostrando que, só em janeiro deste ano, foram 1.515 mortes ocasionadas por gripe no Brasil. (Foto: Assessoria Parlamentar)

O Ministério da Saúde ampliou para o público geral a vacina contra a gripe a partir desta segunda-feira, 27, em todos os Estados para conter o avanço de doenças virais que tem levado inúmeros brasileiros, sobretudo crianças, às unidades de saúde em busca de atendimento de urgência e emergência.  “A gripe não pode ser subestimada. É de extrema importância que todos se imunizem, pois é no inverno que o vírus influenza tem maior circulação e incidência no Brasil, causando problemas respiratórios. A vacinação é uma ação coletiva e depende da contribuição de todos”, defendeu a senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE).

Maria citou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostrando que, só em janeiro deste ano, foram 1.515 mortes ocasionadas por gripe no Brasil. Em fevereiro, o número foi de 204. A alta de casos da doença, também, vem sendo alertada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que no início de 2022 registrou, no País, um aumento de 135% nas ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que inclui vírus causadores da gripe. Especialistas têm chamado a atenção para possibilidade de surto no período do inverno. “É um cenário triste, cujos números e alertas não devem ser, em hipótese alguma, ignorados. É a ciência que deve nos guiar”, afirmou a senadora por Sergipe.

Nesse contexto, Maria do Carmo Alves, ainda, apontou a queda dos índices de vacinação infantil, que “tem o potencial de trazer de volta às nossas crianças doenças graves, como tuberculose, poliomielite e sarampo”. A parlamentar, que reforçou a necessidade de imunização para todas as idades, mencionou estudo da revista científica britânica The Lancet que mostra a importância da vacinação infantil, pois sem ela a mortalidade entre crianças teria aumento de mortalidade em 45%.

Fonte: Ascom/Senadora Maria do Carmo

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais