Sergipanos pedalam pelo combate à corrupção

Ciclistas percorrem a passarela do caranguejo pelo combate à corrupção (Fotos: Portal Infonet)

A Orla de Atalaia ficou pequena para a quantidade de sergipanos e atletas que colocaram as bicicletas nas ruas em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado neste domingo, 9, em todo o país. O Dia Internacional de Combate à Corrupção foi criado em 2003 pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Aplicada pela primeira vez nas eleições municipais deste ano, a Lei da Ficha Limpa barrou mais de 900 candidaturas em todo o país.

Segundo o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE/SE), Adinelson Alves, o objetivo do passeio é mobilizar e conscientizar toda a população para o problema da corrupção. “É por isso que a Controladoria Geral do Estado e a Controladoria da União estão aqui nesse 9 de dezembro reunindo e mobilizando a população contra a corrupção. Então hoje é um dia de festa, é uma festa da cidadania que tomou as ruas de Aracaju numa onda branca, a onda da paz, de um Sergipe e de um mundo sem corrupção, onde os recursos públicos sejam aplicados em saúde, educação, assistência social para erradicar a miséria absoluta em nosso país e efetivamente garantir a boa aplicação dos recursos públicos”, ressalva.

Secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves diz que o passeio pretende mobilizar a população

Nem mesmo o sol forte, fez com que o mecânico Edvaldo Ferreira ficasse em casa. De acordo com ele, esse é o pontapé inicial para que a sociedade faça valer os seus direitos. “Esse é o segundo ano que participo e é muito importante para que possamos demonstrar a nossa insatisfação para o que está acontecendo em nosso país. É preciso que todos participem desta causa e façam valer os seus direitos enquanto cidadão, sem contar que andando de bicicleta estamos adquirindo saúde”, garante Edvaldo.

Para o chefe da Controladoria Geral da União (CGU/SE), Manoel Marciape, essa ação demonstra que sociedade quer dar um basta na corrupção. “É um desejo do mundo inteiro combater essa prática e aqui em Sergipe estamos dando um exemplo. Buscamos agora dar maior transparência, cada cidadão acompanhando realmente o gasto público e na verdade o que o Brasil está fazendo agora é trabalhar para dar um basta nisso, que realmente tem muito a ver com participação social, controle e transparência dos gastos públicos”, afirma Marciape.

Edvaldo Ferreira (à esq) e o miliar Ferreira Conceição juntos no passeio

Presente pela quarta vez no passeio ciclístico, o militar Ferreira da Conceição, fez um apelo ao Ministério Público do Estado (MPE) para que continue acompanhando de perto os recursos do poder público.

“Eu ainda vejo que o Ministério Público precisa investigar muita coisa no nosso próprio estado em termo de corrupção. Como funcionário público, a gente fica muito triste quando a gente ver tanto dinheiro desperdiçado. Eu acho muito bonito o trabalho dele [MP],  mas é bom que ele investigue mais no estado todo para ver onde está indo o dinheiro, porque a coisa não está de brincadeira”, pede.

Por Aisla Vasconcelos

"É um desejo do mundo inteiro combater essa prática", diz Manoel Marciape

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais