Sergipe estará no roteiro da Copa do Mundo em 2014

0

Marcelo Déda durante encontro com o ministro Aldo Rebelo (Foto: Roque Sá)

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, assegurou ao governador Marcelo Déda que Sergipe "vai ser beneficiado pela onda turística que a Copa do Mundo de 2014 vai deflagrar em nosso país". O apoio veio durante audiência em Brasília nesta quarta, 18, no início da noite.

Nela, Déda defendeu que Sergipe abrigue uma das seleções de futebol que disputarão a Copa de 2014. Mostrando entusiasmo, o ministro disse que "estará trabalhando para que a Copa se estenda ao território de Sergipe". Vale lembrar que Salvador será uma das sedes dos jogos em 2014.

Aclimatação

Uma detalhada exposição da infraestrutura turística de Sergipe, sobretudo as de Aracaju e Barra dos Coqueiros, aliada à disposição de construir um Centro de Treinamento para abrigar uma seleção durante o período de aclimatação no Nordeste, foi decisiva para o apoio ministerial. "A logística da Copa vai se valer da rede hoteleira de Sergipe", garantiu o ministro.

Atualmente, a rede hoteleira de Sergipe, com 9.174 leitos, dispõe de cinco hotéis vinculados a bandeiras internacionais, "o que garante padrão de hotelaria que pode ajudar na logística da organização do campeonato". A viabilidade desta empreitada já foi demonstrada pela inspeção que a Fifa, organizadora da Copa do Mundo, realizou no Dioro Resort, em Barra dos Coqueiros.

Fifa

Para a Fifa, o resort tem plenas condições de abrigar um evento internacional deste porte. A intenção é de que, ao lado do Dioro, seja erguido o Centro de Treinamento. A candidatura de Sergipe não se baseia, no entanto, apenas na qualidade de sua rede de hotéis.

Déda mostrou que os investimentos do Estado em infraestrutura vão facilitar a ligação rodoviária entre Salvador e Aracaju. A construção da Ponte Joel Silveira, já em funcionamento, e a Gilberto Amado, com mais de 90% das obras concluídas, permitirão a integração via litoral das capitais baiana e sergipana.

Há, ainda, o investimento da ordem de R$ 390 milhões no Aeroporto de Aracaju, sendo R$ 87 milhões em contrapartida do Estado. As obras permitirão pousos e decolagens de grandes aeronaves, já que estão previstos novo pátio de estacionamento e nova pista.

Barra dos Coqueiros

Por fim, Déda descreveu as qualidades de Barra dos Coqueiros, onde deverá ser construído um Centro de Treinamento de Seleções. "Com investimentos do governo estadual em recuperação de rodovias, em áreas de lazer, em segurança pública, com os lançamentos imobiliários, mostramos que se trata de um local seguro, saudável e aprazível, um local em condições de acolher qualquer seleção que venha disputar a Copa", defendeu o governador.

Como forma de reforçar sua defesa de Sergipe, Aldo Rebelo informou que as operadoras de turismo estão trabalhando com a perspectiva de alojar turistas em cidades próximas, transportando-os no tempo devido para o local dos jogos. "Aracaju estará no roteiro da Copa do Mundo", sentenciou o ministro.

Fonte: ASN

Comentários