A construção de uma usina nuclear pode se tornar uma realidade em Sergipe. Defensor do projeto, o governador Marcelo Déda reuniu uma comitiva formada de parlamentares, prefeitos, secretários e técnicos para tirar todas as dúvidas sobre os impactos, investimentos, requisitos, segurança e benefícios para a implantação de uma usina termonuclear. Usina Angra 1 que será visitada nesta manhã pelo governador e a comitiva
Na manhã desta sexta-feira, 5, a comitiva vai participar de uma palestra com o presidente da Eletrobrás, empresa responsável por operar e construir usinas no país, além de poder conversar com o prefeito de Angra dos Reis, município que abriga a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, responsável pelo funcionamento de Angra I e II.
Briga Governador ao lado de parlamentares no Rio de Janeiro
Na contramão das críticas de alguns movimentos ambientalistas que são contrários à construção, três estados do Nordeste já manifestaram interesse em implantar a primeira usina nuclear do nordeste. Segundo a Eletrobrás, Pernambuco, Alagoas e Sergipe já encaminharam ofício solicitando a instalação.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia do Turismo de Sergipe, Jorge Santana, defende a construção. “A construção da usina será um grande benefício para a população sergipana, tanto em royalties que possibilita desenvolvimento para todos, como também na geração de emprego e renda da localidade”, defende.
Prazo
De acordo com a Eletrobrás após cumprir todos os prazos de seleção, a meta é que em 2019 a primeira usina central nuclear do Nordeste esteja em funcionamento.
Polêmica
A construção de uma Usina Nuclear no Estado de Sergipe é um assunto tão polêmico que o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes, afirmou que só iria falar sobre o assunto após concluir a visita as instalações a Usina de Angra II.
A deputada Conceição Vieira que também faz parte da comitiva que acompanha o governador, disse que nunca foi a favor da construção, mas reconheceu a importância da visita. “Essa comitiva é muito importante porque vai poder desmistificar para a população à idéia das usinas”, salientou a deputada.
Por Kátia Susanna (enviada pelo Portal Infonet à Angra dos Reis, a convite do Governo do Estado)
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B