Servidores cobram reajuste e saem frustrados

Deputados da oposição também cobram reposição salarial (Foto: Portal Infonet)

Várias categorias ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa, tentando mobilizar os parlamentares para convencer o Governo do Estado a dialogar com os servidores públicos e conceder reajuste salarial para recompor as perdas pela falta de reajuse nos últimos quatro anos.

Usando o pequeno expediente, a deputada Ana Lúcia Menezes fez um protesto veemente contra postura do governo do Estado em não promover reajuste salarial e revelou dados que, conforme frisou, estão contrariando a Lei do Piso do Magistério. Em Sergipe, segundo a parlamentar, os professores acumulam uma perda mensal superior a R$ 900. A parlamentar observou que, com a política salarial do Governo, em Sergipe não existe mais diferença entre os salários dos professores de nível médio e a remuneração dos professores com título de mestrado.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rubens Marques [o professor Dudu], estava entre os servidores ocupando as galerias da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 16, contabilizou a presença de representantes de nove categorias e revelou que os servidores públicos estão sem reajuste salarial há quatro anos.

Servidores ocuparam as galerias e a praça (Foto: Ascom/Sintese)

O presidente da Cut lamentou a falta de diálogo do Governo com os servidores públicos e garantiu que as categorias estão mobilizando os deputados estaduais para que façam interferências junto ao Executivo para que haja reajuste salarial de forma a recompor as perdas acumuladas no período em que os salários ficaram congelados.

Em conversa com jornalistas, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) informou que o Governo do Estado não teria condições de atender a reivindicação dos servidores em relação ao reajuste salarial em consequência das dificuldades financeiras que o Estado vem atravessando.

Mas a deputada Ana Lúcia apresentou um gráfico destacando que a arrecadação do Estado aumentou. Conforme os números apresentados pela deputada Ana Lúcia Menezes, se comparado com o ano passado, no mesmo período, o Governo acumulou, entre janeiro a junho, um aumento de cerca de 8,4% com arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 14,5% a título de Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e ainda de 8,7% do Fundo de Participação do Estado (FPE) repassado pelo Governo Federal.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais