Servidores concursados são exonerados em Santo Amaro

Ato aconteceu na porta do Fórum Luciano França (Fotos: Portal Infonet)

Servidores da Prefeitura de Santo Amaro, aprovados em curso público realizado em 2010, fizeram um ato na manhã desta quarta-feira, 3 na porta do Fórum Desembargador Luciano França Nabuco. Eles foram exonerados pelo prefeito Luis Herman Mancilla Gallardo (PSL), conhecido como Chileno.

“Nós estamos fazendo esse ato aqui na porta do Fórum e íamos protocolar uma denúncia, mas a promotora não está. Vamos até o fórum de Maruim. Eu fui aprovada no concurso realizado pela prefeitura em 2010 para o cargo de assistente social e fui contratada em 2012 juntamente com mais 25 pessoas para diversos cargos. Para a nossa surpresa, fomos exonerados e estamos aqui reivindicando nossos direitos”, destaca Janailza Vieira acrescentando que nem mesmo uma funcionária, grávida de oito meses, foi poupada.

Janailza foi aprovada para o cargo de assistente social

O vereador João Bosco Rosa Cruz (PT) que esteve na porta do fórum disse que foi procurado pelos servidores demitidos. “Eu estou aqui dando um apoio aos funcionários demitidos e acreditando que a justiça será feita. Espero que eles sejam julgados à luz da lei, até porque o prefeito Chileno demitiu mais de 20 pessoas concursadas e contratou cerca de 100 Cargos em Comissão”, lamenta o vereador.

Contraponto

O prefeito Chileno não estava na Prefeitura de Santo Amaro, quando a reportagem do Portal Infonet chegou, nem o assessor de Comunicação Social, identificado apenas como Izaias. Na entrada da sede, que está funcionando provisoriamente em uma casa, a secretária de Finanças, que preferiu não se identificar, informou que a secretária do prefeito faltou para ir ao médico e que ela não podia passar os telefones de contato.

Vereador João Bosco espera que a Justiça possa determinar a reintegração aos cargos

Procurador  Mário Santos esclarece as exonerações

Após insistência para ouvir o outro lado, o assessor jurídico, de pré nome Gilton [que já estava aguardando na esquina, após ter sido avisado que a reportagem estava na cidade], conseguiu com que o Procurador Geral do Município, Mário dos Santos nos atendesse.

“Os servidores foram exonerados porque as nomeações extrapolaram o Limite Prudencial de gastos no município. Outra ilegalidade é que muitos foram nomeados apesar de estarem em colocações bem atrás dos que estavam na frente, sem contar com a desobediência à legislação eleitoral, ou seja, a eleição aconteceu em outubro de 2012 e as nomeações foram feitas em dezembro do mesmo ano”, esclarece o procurador.

Indagado sobre a funcionária concursada que foi afastada mesmo estando grávida de oito meses, Mário dos Santos foi enfático: “Nesse caso, caberá um estudo, pois nós não sabíamos da existência desse caso”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais