Sessão Especial será realizada em homenagem aos radialistas

Plenário CMA
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), solicitou à Mesa Diretora do Poder Legislativo a aprovação do requerimento nº 1482/2010, de sua autoria, com o objetivo de agendar uma Sessão Especial pela celebração do Dia do Radialista comemorado pela categoria em Sergipe no dia 21 de setembro. Observando a importância da data, o documento foi deferido ainda no mês de junho de 2010, quando foi encaminhado ao Setor de Cerimonial. A sessão acontecerá dia 20 deste mês, a partir das 9h30.

 “A essa classe de profissionais racai o dever de manter informada e entretida a sociedade. Nada mais justo que dedicarmos uma sessão a eles”, justifica o requerimento de Emmanuel.  A previsão é de que até o fim de setembro a homenagem seja realizada no plenário da Câmara, onde estarão presentes o presidente do Sindicato dos Radialistas  de Sergipe, Fernando Cabral, além de personalidades que deixaram suas vozes marcadas na história do rádio no estado.

“ Será um momento importante para nossa categoria e sem dúvida uma oportunidade para relembrar a contribuição dada pelos radialistas como Silva Lima, Dermeval Gomes e João de Barros”, comentou Fernando Cabral. Ele também revelou que durante a sessão pretende alertar os vereadores sobre a pauta de reivindicações sindical.

Desde 1º de maio de 2010, o Sindicato conduz a luta por um aumento salarial de 10% sobre o atual rendimento dos profissionais que está alicerçado em R$ 834 . “ A classe patronal propôs um acréscimo de apenas 5,7%. Outro ponto que não foi atendido foi o repasse de vale-alimentação orçado em 200 reais mensais. Tudo isso será apresentado aos parlamentares para que saibam da nossa realidade”, informou o representante da categoria.

A data

A comemoração ao Dia do Radialista teve origem em 1945, ano em que o presidente Getúlio Vargas fixou os níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão, por meio de um decreto. Desde então, os profissionais do rádio reservaram o dia 21 de setembro para celebrar suas contribuições feitas em prol da sociedade.

Contrariando os costumes, há quatro anos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu em 7 de Novembro da data de comemoração ao Dia do Radialista no calendário de efemérides nacionais. A escolha do dia foi encabeçada como uma homenagem ao aniversário do músico e radialista Ary Barroso. “  O decreto não alterou a agenda dos sindicatos, por isso continuamos prestigiando nossos profissionais sempre no dia 21 de setembro”, esclareceu o líder sindical.

Além da Sessão  Especial, a categoria será homenageada em extensa programação organizada pelo Sindicato no dia 25 de setembro. “ Está sendo organizado um Torneio de Futebol Society e apresentação musical na sede do Sesi no Distrito Industrial de Aracaju”, revelou.  

Fonte: CMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais