Sindijus faz ato de desagravo contra o TJ de Sergipe

Sindicalistas em Ato de Desagravo (Foto: Ascom/Sindijus)

Dirigentes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Sergipe (Sindijus/SE) realizaram, nesta terça-feira, 26, um Ato de Desagravo Público em Defesa da Liberdade Sindical, com severas críticas à gestão do Tribunal de Justiça do Estado. De acordo com informações do coordenador de Relações Institucionais e Comunicação do sindicato, Gilvan Santos, o ato se caracteriza como reação às atitudes de um dos gestores do TJ, que teria cerceado a “fala” de dirigentes sindicais durante uma reunião de planejamento, que definiria as metas do órgão, realizada no Tribunal de Justiça de Sergipe.

“O fato ocorreu quando o dirigente estava expondo dados do Conselho Nacional de Justiça, onde mostra que o Tribunal de Justiça de Sergipe tem a menor despesa média com servidores, dentre os Tribunais Estaduais”, explicou o dirigente sindical. Na manhã desta terça-feira, 26, um grupo de servidores se concentrou na porta do edifício onde está instalada a sede administrativa do TJ em repúdio a esta suposta postura do gestor.

Segundo Gilvan Santos, a diretoria do Sindijus está elaborando ofício para transmitir formalmente a insatisfação dos líderes sindicais com o suposto cerceamento da fala do representante do sindicato naquela reunião e realizará assembleia geral para avaliar os desdobramentos e tomar decisão sobre os próximos passos que deverão ser tomados em repúdio ao episódio que ele classifica como “lamentável” e “atitude anti-sindical”.

Durante a manifestação, os líderes sindicais leram o manifesto e distribuíram um panfleto destacando dados do relatório Justiça em Números divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o relatório exibido pelo Sindijus, a despesa média com servidores do TJ foi fixada em R$ 5.835,00, enquanto que a despesa média com magistrados foi fixada em R$ 53.987,00.

Nota

O TJ se manifestou por emio de nota enviada pela assessoria de imprensa à redação do Portal Infonet. Leia a íntegra da nota:

"A Presidência do Tribunal de Justiça tem se reunido regularmente com membros do Sindijus a respeito das pautas de interesse da categoria. Além disso, integrantes do sindicato são sempre convidados para Reuniões de Análise da Estratégia, bem como o Encontro Anual de Planejamento Estratégico, no sentido de poderem contribuir com os projetos em andamento. Na última Reunião de Análise da Estratégia, ocorrida em 15 de setembro, o sindicato manifestou-se acerca de temas que não estavam na pauta e que haviam sido debatidos pessoalmente com o Presidente do Tribunal de Justiça dias antes e cujas solicitações propostas estão em análise. Desse modo, diante da inviabilidade de nova apreciação da pauta naquele momento, foi solicitada a palavra pelo Presidente da Reunião para que fosse dado seguimento aos itens agendados, sobre os quais os membros do sindicato poderiam participar com sugestões, se quisessem, em benefício da categoria. A Presidência do TJSE esclarece, ainda, que permanece aberta ao diálogo com o Sindijus, assim como tem feito em reuniões ao longo deste ano."

A matéria foi alterada às 9h47 desta quinta-feira, 28, para acréscimo de informações enviadas pelo TJ de Sergipe

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais