Sistema Sesc: Câmara comemora os 70 anos de serviços

Aniversário do Sesc é comemorado na Câmara (Foto: Portal Infonet)

Os 70 anos do sistema Sesc (Serviço Social do Comércio) foi comemorado na manhã desta segunda-feira, 12, na Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju, em sessão especial proposta pelo vereador Roberto Morais (SD). As homenagens foram marcadas pela apresentação do grupo musical Camerata Sesc, formado por jovens e criado a partir do projeto Roda Viva, mantido pela entidade para incentivar à produção cultural.

O deputado federal Laércio Oliveira (SD), presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), fez um relato das ações desenvolvidas pela entidade para atender trabalhadores vinculados às áreas de serviço, comércio e turismo. O deputado federal explicou que a entidade é mantida pelos empresários em favor do setor terciário brasileiro.

Segundo Laércio Oliveira, o foco das ações do Sesc ficou concentrado neste segmento, mas a entidade decidiu ampliar o rol de atividades para prestar assistência à comunidade nas áreas de saúde, educação e nutricional, além de desenvolver projetos de incentivo à cultura. “Saiu desse compromisso constitucional estatutário da instituição para também cuidar da população”, destacou o parlamentar, numa referência aos projetos de saúde, educação e também do Mesa Brasil, destinado a contribuir com a estabilidade nutricional da população carente.

Camerata Sesc: projeto de incentivo à cultura

Em pronunciamento na Câmara de Vereadores, Laércio destacou a atuação do Sesc no município de Indiaroba onde se detectou o maior índice de analfabetismo e deu ênfase ao apoio da entidade às manifestações populares para preservar o patrimônio cultural do Estado de Sergipe. “Mostramos para a sociedade que nossas raízes culturais continuam vivas”, enalteceu, numa referência ao Cortejo Cultural promovido pela instituição no centro da capital para comemorar o Folclore Sergipano.

Mas o parlamentar também demonstrou preocupação com os reflexos da crise econômica sobre as ações do Sesc no país. “A receita do Sesc está na contribuição compulsória dos empresários brasileiros através da sua folha de pagamento”, explica. “É um percentual da folha de pagamento oferecida de forma espontânea pelos empresários para que se mantenha este sistema e, a partir do momento que o desemprego aumenta, as folhas de pagamento diminuem e, se isso diminui, diminui também o repasse para o nosso sistema”, destacou, observando a necessidade de ajuste dos programas para enfrentar esta realidade brasileira.

Apenas dois vereadores compareceram à sessão: Roberto Morais, autor do requerimento, e o vereador Lucas Aribé (PSB), que o subscreveu. O presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac compreendeu a ausência dos parlamentares, observando que o momento que antecede as eleições municipais tomam a maior parte do tempo dos vereadores que disputam a reeleição.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais