SMTT multa carro da Câmara e gera polêmica

SMTT multou carro da presidência da Câmara parado na área de veículos oficiais (Fotos: Portal Infonet)

O assunto em debate durante toda a manhã desta quinta-feira, 25 no plenário, nos corredores e principalmente na Sala de Imprensa da Câmara Municipal de Aracaju, foi a atitude do agente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em multar o carro da presidência daquele Poder Legislativo na tarde da quarta-feira, 24.

O fato deixou o presidente da Casa, Emmanoel Nascimento (PT) indignado. O assunto fez com que o vereador Moritos Matos (PDT) saísse em defesa de Antônio Samarone, deixando o plenário visivelmente irritado e com que o vereador Jailton Santana (PSC) destacasse que se a multa for retirada, entrará com uma representação junto ao Ministério Público Estadual para que demais motoristas sejam ‘perdoados’.

Segundo Emmanoel Nascimento, estava na Câmara quando o vereador Josenito Vitale, o Nitinho (DEM) o telefonou para dizer que o agente estava multando o carro da presidência que estava estacionado no espaço destinado aos carros oficiais.

Os dois veículos estacionam há muito tempo no mesmo local, segundo Emmanoel

“Imediatamente eu fui ao local e conversei com o agente que multou mesmo assim. Estranhei porque eles passam todos os dias na porta da Câmara e não custava nada ter perguntado ao segurança e também porque no espaço destinado à imprensa, tinham vários veículos e não foram autuados. É a demonstração da falta de respeito a essa Casa. O carro da presidência é locado e assim como do prefeito e do governador, não está identificado. Liguei para o gabinete do prefeito e logo Samarone ligou para mim e disse para eu fazer uma representação para a SMTT para que possa punir esse guarda, não vou fazer”, adianta.

De acordo com Emmanoel, foi um ato direcionado. “Esse espaço existe aí há mais de dez anos, sempre foi aí. Não é o espaço de Emmanoel Nascimento, mas da Câmara Municipal de Aracaju. Do outro lado existe o espaço da imprensa, que a própria SMTT não ajuda a funcionar. Ele viu, como sempre vê o carro ali, de manhã, à tarde. Às vezes tem manifestações, eles mesmos abrem o espaço para o carro da presidência ficar parado ali e agora aplicam essa multa. Será por que? Porque a gente tem essa posição aqui de defender os taxistas, de não concordar com a forma de enfrentamento e de confronto que ele age com a população que ele age com a população e com a sociedade Aracajuana. Será que não é por isso?”, indaga.

Ironia

Emmanoel Nascimento: "Só vejo tratar bem Samarone, o prefeito Edvaldo Nogueira"

O presidente da Câmara de Aracaju disse ainda não ser a primeira vez que o superintendente da SMTT, Antônio Samarone trata a Câmara com desprezo. “Ele sabe que aí é o nosso espaço, então essa relação não é a primeira. Ele já chamou vereador de perebento, chamou a vereadora Rosângela de mentirosa, trata as pessoas com ironia, humilhando como eu vi ele humilhando o presidente do Sindicato dos Taxistas numa reunião que teve lá. Tanto que já tinha afirmado que enquanto presidente desta Casa eu não ia na SMTT, mas atendi a um pedido dos taxistas e recentemente estive lá participando de uma reunião com a categoria. Só vejo tratar bem Samarone, o prefeito Edvaldo Nogueira”, ressalta acrescentando que vai recorrer para tirar a multa por entender que foi aplicada indevidamente.

Em aparte, o vereador Jailton Santana foi solidário a Emmanoel Nascimento. “A multa foi aplicada propositalmente pelo agente da SMTT. Samarone não tem respeito para com os vereadores, nem com ninguém, nem com si próprio. Ele age de forma agressiva, por onde passa, parece que tudo vira desgraça”, entende.

Jailton Santana: "Se a multa for tirada é mais grave ainda. Vou acionar o MPE"

E adiantou que “Se a SMTT retirar a multa, mesmo sabendo que foi indevida, eu vou requerer ao Ministério Público Estadual que interfira, pois será mais grave ainda, perdoar por ter sido aplicada a um carro da Câmara, quando muitos condutores também são multados de forma irregular e são obrigados a pagar. Muita gente tem mudança de hábito, mudam radicalmente”.

Novo líder?

A mudança radical citada por Jailton Santana foi o estopim para que o vereador Moritos Matos que já havia subido à tribuna para defender Antônio Samarone dizendo estar ao lado dele na tarde desta quarta, 24 quando Samarone falou com Emmanoel e disse que a multa seria retirada, fizesse um aparte inflamado, numa postura de líder do prefeito.

Samarone foi defendido apenas por Matos

“Eu estava ao lado de Samarone quando ele ligou para Emmanoel e disse que a multa seria retirada por se tratar de um carro alugado pela Câmara. Sou testemunha que ele não teve o interesse de ferir a imagem desta Casa. Ele já me chamou de perebento e pediu desculpas justificando que não teve o interesse de me ofender. Agora, o deputado Gilmar Carvalho chama os vereadores de comparsas, não pede perdão e fica por isso mesmo”, critica se retirando do plenário.

A maioria dos vereadores se pronunciou em solidariedade ao presidente Emmanoel Nascimento.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais