Soneca pode ser expulso do PPS e perder o mandato

Vereador eleito teria desobedecido orientação do PPS em votação na CMA (Foto: arquivo Portal Infonet)

O vereador eleito Palhaço Soneca pode ser expulso do Partido Popular Socialista (PPS) e até perder o mandato por ter supostamente desobedecido à orientação do seu partido durante as eleições para a presidência da Câmara de Vereadores de Aracaju.

De acordo com informações do presidente do PPS em Sergipe, Clóvis Silveira, Soneca votou a favor do vereador Nitinho Vitale (PSD), quando deveria ter votado na chapa encabeçada pelo vereador Vinícius Porto (DEM) e que tinha um outro vereador do PPS como candidato à 1º secretário, conforme orientação da Executiva. “O Soneca até sábado pela manhã estava certo de votar na chapa de Vinícius Porto, mas na véspera da eleição ele mudou”, conta.

Ainda de acordo com Clóvis, existe uma resolução do PPS determinando que nas eleições da presidência da Câmara, os vereadores votem apenas em candidatos do próprio partido. Para votar nos candidatos de outros partidos, os vereadores deveriam obter aprovação da Executiva. “Não houve autorização para que ele votasse em outro candidato até porque o acerto era votar na chama encabeçada por Vinícius Porto e que continha membros do PPS”, alega.

Clóvis disse que o comportamento de Soneca é considerado desobediência partidária e que o vereador pode ser punido com a expulsão do partido. “Diante das provas é bem forte a possibilidade de o Soneca ser expulso do partido. Estão me pedindo uma reunião para discutir o assunto, mas não posso dizer o que vai acontecer. Somente nesta reunião é que será decidido o que fazer a respeito”, explica.

O presidente do PPS não confirma, mas há possibilidade de que a reunião acontece nesta sexta-feira, dia 4 de janeiro.

A perda do mandato, comforme informações de Clóvis Silveira, é analisada pela Justiça Eleitoral. Nos casos de perda de mandato quem assume a vaga é o suplente.

O Portal Infonet tentou contato com a Assessoria de Comunicação do Palhaço Soneca que se comprometeu a enviar esclarecimentos sobre o assunto. A equipe de reportagem permanece à disposição através do telefone (79) 2106 8000 e do email jornalismo@infonet.com.br.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais