Ex-prefeito usava contas de terceiros para transação (Foto:Facebook Prefeitura de telha) |
Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira, 10, a delegada Lara Schuster, do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), deu detalhes sobre o inquérito policial que aponta irregularidades na gestão do ex-prefeito de Telha, Domingos dos Santos Neto, nos anos de 2015 e 2016. Ele e o ex-secretário de finanças do município, Elton Márcio de Santana Lima, foram indiciados por Lei de crimes de responsabilidade do prefeito, contratação com a Administração Pública sem processo licitatório e falsidade ideológica.
Segundo a delegada, o ex-prefeito fazia contratos verbais, o que é irregular, já que nestes casos não há aferição de concorrência ou levantamento de preços. O ex-gestor passava então a emitir cheques que eram endossados por ele e o ex-secretário de finanças para poder pagar os produtos, sendo que esses cheques eram depositados em contas de terceiros, que na maioria das vezes possuíam algum vínculo com o ex-secretário. “Mais de R$ 500 mil foram movimentados nessas contas sem que se possa determinar que esse dinheiro tenha sido utilizado para o pagamento de serviços ou de qualquer bem fornecido ao município”, afirma.
As pessoas que emprestaram as contas, conforme a delegada, declararam não ter conhecimento sobre a finalidade das transações.
Outra irregularidade identificada foi a utilização de notas fiscais já utilizadas em anos anteriores para justificar pagamentos em anos posteriores. “Eles utilizaram notas fiscais antigas para pagamentos atuais, também pagamentos que eram feitos em julho com notas fiscais de serviços que seriam feitos em novembro, e o mesmo cheque sendo utilizado para pagar fornecedores diferentes”, declara.
Delegada Lara Schuster deu detalhes da investigação (Foto: Portal Infonet) |
Investigações
As investigações iniciaram em 2017 em decorrência da Operação Anti-Desmonte, do Ministério Público Estadual, após recebimento de documentação encaminhada pelo Tribunal de Contas que irregularidades na gestão do ex-prefeito.
A equipe de jornalismo do Portal Infonet tentou contato com o ex-prefeito, mas não obtivemos êxito. Quanto ao ex-secretário de finanças, não conseguimos o contato do mesmo, mas permanecemos à disposição dos citados ou de seus advogados no telefone (79)2106-8000 ou email jornalismo@infonet.com.br.
por Yago de Andrade e Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B