SSP fará monitoramento externo em presídio de Glória

Alambrado danificado pelos fugitivos (Foto enviada pelo Sindipen)

Os secretários Antonio Hora Filho, de Justiça, e João Batista, da Segurança Pública, se reuniram nesta segunda-feira, 10, para definir um plano de ação para impedir novas fugas no presídio de Nossa Senhora da Glória. Nesta reunião, ficou definido que a Polícia Militar fará o monitoramento externo no presídio de Glória e a Sejuc fará remanejamento de agentes de outras unidades para ativar as guaritas daquele presídio.

O secretário João Batista não transmitiu informações sobre a reunião. A assessoria de imprensa da SSP apenas informou que a polícia militar continua realizando buscas e que os seis que fugiram entre o domingo, 9, e a madrugada desta segunda-feira, 10, já foram recapturados. Com estes, subiu para 14 o número de presos recapturados, entre os 42 que fugiram neste fim de semana.

O secretário Antonio Hora responsabiliza o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Sergipe (Sindipen) pelas constantes fugas que estão ocorrendo no sistema prisional. Ele informou que o Sindipen incentivou os agentes a recusar a venda dos dias de folga para dar plantões nas guaritas, medida que acaba fragilizando a segurança e facilitando as fugas, segundo o secretário.

O presidente do Sindipen, Luciano Nery, rebate as acusações e diz que o descaso do governo com o sistema prisional é que tem provocado a fragilidade das unidades. Segundo Nery, os agentes tomaram, por iniciativa própria, a decisão de não mais vender os dias de folga porque o governo não cumpriu com as promessas feitas no ano passado quando um agente morreu e outro ficou ferido em uma rebelião ocorrida naquele mesmo presídio.

O presidente do sindicato estranha a desativação das guaritas e revela que está denunciando ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público e também à própria Corregedoria da Sejuc o pagamento irregular de horas extras a dez servidores daquela pasta, que estariam recebendo o benefício para ativar as guaritas. Mas todas as guaritas permanecem desativadas.

O secretário reage negando esta versão. O secretário admite que as guaritas estão desativadas e o número limitado a cinco agentes na noite da fuga, mas alerta que os agentes poderão ser penalizados com pagamento de multa caso insistam em fragilizar o sistema com greves.

Por Cássia Santana  

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais