Subvenções: Padre de Moita Bonita será investigado na PF

Padre Joselito responde à defesa mas não consegue responder ao juiz (Fotos: Portal Infonet)

Mais uma testemunha no processo que apura o desvio de verbas de subvenção pela Assembleia Legislativa de Sergipe deverá ser investigada pela Polícia Federal pelo crime de falso testemunho. Trata-se do padre da Paróquia de Moita Bonita, Joselito Santana de Lima, que em um depoimento contraditório levou aos representantes do Ministério Público Federal (MPF/SE) e o juiz eleitoral Fernando Escrivani  pedirem a investigação.

No depoimento o padre informou ter recebido alimentos dos organizadores de um evento, que foram arrecadados quando da realização do Moita Fest e que, com eles fez cestas básicas e distribuiu com pessoas carentes. Mas, quando questionado pela procuradora Eunice Dantas e pelo juiz Fernando Escrivani, se sabia da existência da associação de moradores que teria utilizado subvenções com a festa, ele se perdeu e respondeu em algumas vezes que não e outras que sim, mesmo sendo alertado que poderia ser investigado por falso testemunho.

À imprensa ele diz saber "de certa forma" da existência da associação

Ao deixar a audiência, o pároco confirmou à imprensa que “de certa forma sabia” da existência da associação, e quando perguntado porque não respondeu à procuradora e ao juiz, ele desconversou e foi embora.

“Mesmo sendo ano eleitoral se houvesse algum envolvimento político nós não íamos aceitar os alimentos. Fui chamado aqui para mostrar que não houve esse fim político. Eles procuraram a Igreja Católica porque sou o padre. De certa forma sabíamos da existência da associação, mas falamos o que deveríamos falar”, afirma indo embora.

MPF

A procuradora Eunice Dantas afirmou que o depoimento do padre Joselito Santana chamou a atenção pela contradição. “O MPF pediu o falso testemunho e o próprio juiz concluiu que havia indícios de falso testemunho. O depoimento dele foi contraditório total, vago, se esquivou de várias perguntas, não sabia de informações relevantes, apesar de dizer que está na cidade desde 2011, sabia poucos fatos sobre a cidade. Alegou que no Moita Fest foram arrecadados alimentos que foram entregues à Paróquia, mas o que nós questionamos foi a ligação com a associação, pois temos documentos contrários às afirmações dele”, ressalta.

TRE

Eunice Dantas: "Depoimento contraditório e vago"

O juiz Fernando Escrivani explicou que o fato de ele ser padre ou não é circunstância menor.“Ele não conseguiu responder sem entrar em contradição. Foi perguntado por mais de uma vez, pelas partes e por mim no final eu fui tentar esclarecer pra ver se verificava o mal entendido e ele não conseguiu dar uma resposta precisa sobre em que circunstância ele tomou conhecimento da existência e atuação da associação que ele diz ter firmado parceria para uma ação específica. Simplesmente afirmou uma coisa, depois desafirmou e afirmou novamente, então quando contradições assim acontecem o procedimento legal é investigar falso testemunho”, enfatiza.

Defesa

O advogado de Defesa, Márcio Conrado destacou que o depoimento do padre de Moita Bonita comprovou a não utilização de subvenções com finalidade política.

Fernando Escrivani: "O fato de ser padre ou não é circusntância menor"

Márcio Conrado: "Verba não foi destinada para a campanha deVenâncio"

“O depoimento demonstra que essas verbas repassadas não foram destinadas pra qualquer campanha do deputado Venâncio Fonseca. O que o padre respondeu ao magistrado foi quanto à existência ou não da associação. Em relação ao acontecimento da festa, isso é inequívoco, fotos foram trazidas, existem documentos que estão acostados na defesa que demonstram que a festa foi realizada”, esclarece Márcio Conrado.

Já são oito testemunhas investigadas pelo crime de falso testemunho na Polícia Federal.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais