Subvenções: Polícia rastreia o destino de R$ 5 milhões

Thaís Lemos: inquéritos em andamento (Foto: Portal Infonet)

A Polícia Civil continua investigando a suposta conduta criminosa de deputado e ex-deputado, que teriam sido beneficiado com as verbas de subvenções destinadas pela Assembleia Legislativa para as entidades do terceiro setor. No Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deotap), foram instaurados cinco procedimentos para investigar o destino de verbas de subvenções, avaliadas em R$ 5 milhões.

De acordo com a delegada Thais Lemos, diretora do Deotap, um dos inquéritos policiais já foi concluído, tendo como indiciado o ex-deputado estadual Raimundo Vieira, o Mundinho da Comase, que responde por crime de peculato, estelionato e associação criminosa. Além do ex-deputado, outras quatro pessoas também foram indiciadas e responderão pelos mesmos crimes atribuídos a Mundinho da Comase.

Um outro está em fase de conclusão tendo como alvo o deputado estadual Augusto Bezerra (PHS). Este deputado ainda não prestou depoimento, mas a delegada não tem dúvida de que o acusado se beneficiou com as verbas de subvenções e já anunciou que solicitará do Poder Judiciário o afastamento de Bezerra das funções parlamentares na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Neste inquérito, conforme a delegada, há possibilidade de outras pessoas, cerca de oito, também serem indiciadas, acusadas no suposto esquema articulado para desviar os recursos enviados para as entidades indicadas pelo parlamentar. Conforme a delegada, dirigentes de associações indicadas pelo deputado Augusto Bezerra e intermediários, que se apresentavam como prestadores de serviços, também teriam sido beneficiados pelas ilegalidades.

Dirigentes de entidades

Em outros três inquéritos, não ficaram constatadas, até o momento, participações de deputados estaduais no suposto esquema, segundo a delegada Thaís Lemos. Nestes outros três procedimentos, são investigadas dirigentes de três entidades do terceiro setor que receberam as verbas de subvenções e ainda não comprovaram como usaram os recursos. Os três procedimentos estão em fase de diligências, aguardando informações bancárias, segundo a delegada Thaís Lemos.

O Portal Infonet tentou ouvir os acusados, mas não obteve êxito. O Portal Infonet conseguiu falar com assessores do deputado Augusto Bezerra, que prometeram enviar uma resposta, mas até o momento não se manifestaram. O ex-deputado Mundinho da Comase não foi localizado. A equipe de reportagem falou com advogados que já atuaram na defesa do ex-parlamentar em investigações semelhantes, mas eles não se manifestaram.
Acusado por estas ilegalidades, Mundinho da Comase chegou a ser preso em uma outra investigação realizada pela Deotap no ano de 2015. O Portal Infonet permanece à disposição de todos os acusados. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais