Sukita é liberado da prisão e está em Aracaju

Sukita ao lado da família: "voltei a sorrir" (Foto: Facebook)

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, foi libertado do presídio na noite deste domingo, 13, mediante alvará de soltura assinado pelo juiz federal Carlos Rebelo, da 9ª Vara Federal de Sergipe, sediado em Propriá, que é o mais novo complexo federal criado em solo sergipano no final do mês de junho ao qual o município de Capela está subordinado.

Com a criação da nova Vara Federal, o processo judicial relativo ao ex-prefeito deixou a 6ª Vara Federal, com sede em Itabaiana, e foi parar na 9ª Vara, que dividiu a circunscrição para atender às demandas dos municípios de Capela, Amparo do São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Gararu, Gracho Cardoso, Ilha das Folhes, Itabi, Japoatã, Malhada dos Bois, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Pacatuba, Porto da Folha, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha.

O pedido de revogação da prisão preventiva decretada pelo juízo da 6ª Vara Federal foi feito pelo advogado Emanuel Cacho. Sukita já tinha sofrido uma derrota no Tribunal Regional Federal que negou, por unanimidade, o habeas corpus impetrado pelo mesmo advogado. Cacho esclarece que, mesmo com o julgamento do habeas corpus com decisão contrária aos interesses do ex-prefeito, impetrou novo habeas corpus no próprio TRF, que ainda não foi julgado. “Mas agora, vou desistir porque já há a revogação da prisão”, comentou, em entrevista concedida ao Portal Infonet nesta segunda-feira, 14.

Segundo Cacho, a prisão foi revogada com base no artigo 316 do Código de Processo Penal. “Tem como base o princípio de que a prisão preventiva pode ser revogada pelo próprio juiz, desde que ele entenda que não estão mais presentes os fundamentos da decretação da prisão”, explica Cacho. Com esta decisão, Sukita ganha o direito de responde ao processo em liberdade, que ainda depende de julgamento de mérito.

Sukita saiu do presídio na noite do domingo e seguiu para o apartamento dele, em Aracaju, onde permanece na companhia dos familiares. Ainda na noite do domingo, o ex-prefeito movimentou a conta pessoal do facebook para postar fotos na companhia dos filhos e da esposa, Sylvanny Mamlak, que também foi presa no início do mês de junho por determinação judicial. “Voltei a sorrir, já estou em casa sendo recebido pelas minhas filhas e enteada. Larissa, Vivi,Manu e Isa”, frase que o ex-prefeito postou na rede social após deixar a prisão.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais