![]() |
| No momento em que chegava à 3ª DM, Sukita estava sem a tipóia (Foto: Evenilson Santana) |
O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita e o ex-secretário de Finanças, José Edivaldo se submeteram no início da tarde desta segunda-feira, 11 a exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). Em seguida, os dois foram encaminhados à Cadeia Pública Territorial de Nossa Senhora do Socorro (Cadeião).
Manoel Sukita usava uma tipóia ortopédica no braço esquerdo e de acordo com o advogado Emanoel Cacho, o cliente sofreu um traumatismo, durante os 40 dias em que passou preso no Complexo Penitenciário Jacinto Filho, no bairro Santa Maria.
“Ele sofreu um traumatismo no ombro durante o período em que ficou no Compajaf. Isso porque dormia em um colchão muito fininho, o mesmo que estar no chão”, ressalta acrescentando que Sukita só tira a tipóia ortopédica, quando as dores aliviam.
O ex-prefeito ficou na 3ª Delegacia Metropolitana desde o último sábado, 9 e somente no início desta tarde foi transferido. O advogado Emanoel Cacho continua aguardando resposta ao pedido de habeas-corpus impetrado no sábado, sob o argumento de que a prisão feita pela Polícia Federal, em cumprimento a um mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público Federal (MPF), “é ilegal”.
Sukita e José Edivaldo são acusados de improbidade administrativa, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos, durante a gestão à frente da Prefeitura de Capela [entre 2005 e 2012].
Por Aldaci de Souza

