Sukita quer beneficiamento da carnalita em Capela

Sukita participou da solenidade de assinatura entre a Vale e a Petrobras (Foto: Aldaci de Souza/Portal Infonet)

O prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita (PSB) voltou a defender na manhã desta segunda-feira, 23, que a indústria que fará o beneficiamento do minério carnalita seja implantada pela Vale no seu município e não em Japarauba.

Na solenidade de assinatura do Projeto Carnalita entre representantes da Vale e da Petrobras, ele conversou com o ministro das Minas e Energia, Édson Lobão sobre o assunto. A mina de carnalita está localizada em uma área entre os municípios de Capela e de Japaratuba

"O direito da Capela continua e eu estou lutando, assim como existe o direito em Carmópolis que recebe pela exploração do petróleo e ninguém tira. Falei com o ministro, entreguei um documento e vou aguardar, pois ele se comprometeu a discutir o assunto. Se a indústria for para Japaratuba, Capela vai perder toda a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), ou seja, 75% de tudo o que seria repassado para Japaratuba", lamenta Sukita garantindo que não concederá a licença social para a instalação.

O prefeito destacou ainda que já enviou ofício à Vale comunicando a sua decisão e que não voltará atrás. "Eu já havia feito o alerta ao governo sobre esse problema e tentei evitar conflito. Capela detém em seu subsolo, 80% das jazidas de onde o material será extraído e eu não posso entregar ao município vizinho. Será a chance do município mudar de vida. Não justifica a exploração da carnalita ser feita em Capela e os recursos serem levados para Japaratuba", entende Sukita, que já perdeu na justiça para o município de Rosário do Catete, o ICMS pela exploração de petróleo.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais