TCE condenará prefeitos que forjarem caos

Clóvis Barbosa: "não adianta tentar enganar o tribunal" (Foto: Portal Infonet)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspeita que há prefeitos forjando o caos administrativo para incriminar os antecessores e anunciou medidas drásticas contra estes gestores. O presidente do TCE, Clóvis Barbosa, informou que há casos suspeitos e citou a situação de Capela, onde a prefeita Silvany Sukita denunciou desmandos e prestou queixa crime à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

O presidente Clóvis Barbosa não acredita que a prefeita recebeu a prefeitura naquelas condições, revelou que no município a transição transcorreu com tranquilidade, que os ex-gestores expuseram a frota de veículos para a população antes da transmissão do cargo e garantiu que os técnicos do TCE estão atentos, acompanhando todos os casos suspeitos. “Muito casos denunciados não refletem a verdadeira realidade, não adianta querer enganar o tribunal”, disse Barbosa. “Acompanhamos a transição e estamos sabendo o que os novos prefeitos estão encontrando nos municípios, não adianta ficar inventando histórias”, anunciou.

Na próxima semana, técnicos do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Estado se reunirão para avaliar os documentos colhidos durante a Operação Antidesmonte. “Algumas medidas drásticas serão tomadas contra os gestores que, lamentavelmente, continuaram a praticar atos ilícitos e isso poderá ser objeto de processos criminais e também de ações de improbidade administrativa”, anunciou.

Segundo Barbosa, o TCE já possui provas que, em muitos municípios sergipanos, os ex-gestores praticaram atos que caracterizam crimes e improbidade administrativa. Ele revela que, no final de gestão, há prefeitos que promoveram irregularmente saques bancários na boca do caixa e, no setor contábil, anexaram notas fiscais frias para, ilicitamente, justificar pagamento de despesas inexistentes. “Tudo isso está sendo objeto de analise no Ministério Público e, nos casos de cometimento de crime, os prefeitos vão responder”, avisa.

As denúncias da prefeita de Capela estão sendo investigadas pela Polícia Civil. O delegado Athaíde Alves, do município de Carmópolis, foi designado para conduzir o inquérito policial e está aguardando a laudo pericial para avaliar se houve arrombamento na prefeitura e identificar as pessoas que promoveram suposto ato de vandalismo na sede do Poder Executivo Municipal.

O Portal Infonet tentou ouvir novamente a prefeita Silvany Sukita e a assessoria de imprensa se comprometeu a dar uma resposta ainda nesta quinta-feira, 5. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais