Susana Azevedo: preocupação com futuro do Funprev (Foto: Portal Infonet) |
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) vai acompanhar o desempenho do Fundo de Previdência do Estado de Sergipe (Funprev) para obrigar o Governo do Estado a cumprir rigorosamente a lei específica aprovada recentemente na Assembleia Legislativa que, ao tempo que autoriza os saques, obriga o governo a recompor o Fundo Previdenciário.
A conselheira Susana Azevedo lamentou a autorização do Poder Legislativo para o Governo fazer os saques do Fundo Previdenciário e faz previsões desastrosas caso não haja recomposição dos saques que o Governo pretende fazer para quitar a folha dos servidores públicos. “A eventual falta de recomposição do Funprev, a médio e longo prazo, provocará a implosão deste Fundo, o que não podemos permitir”, enalteceu a conselheira durante a sessão do pleno do TCE nesta quinta-feira, 29. “Caberá a partir de agora aos órgãos públicos de controle realizar rigoroso acompanhamento da recomposição a fim de garantir que os recursos utilizados sejam realocados”, observou Susana Azevedo.
A conselheira lembrou do esforço do TCE em analisar de forma técnica o déficit previdenciário, enaltecendo que as audiências públicas realizadas naquela Corte de Contas indicariam soluções para o problema. Mas a conselheira foi surpreendida com a decisão tomada pelo governo antes do TCE manifestar as sugestões.
"Agora teremos dois problemas, ao invés de apenas um”, comentou a conselheira, referindo-se ao déficit existente e agora aos possíveis que poderão ocorrer com os saques de um outro fundo que se apresenta superavitário.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B