TJ determina abertura da CPI do lixo na Câmara

Por 3 votos a 0, TJ determina abertura da CPI do lixo na Câmara de Vereadores (Foto: Arquivo Infonet)

A 1º Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) determinou, por três votos a zero, a instalação da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] do lixo na Câmara de Vereadores. A decisão foi tomada após a corte negar provimento ao recurso do presidente Nitinho Vitale (PSD), que pedia a suspensão do mandado de segurança impetrado pela oposição para que a investigação iniciasse.

Como foi decidido por unanimidade, Vitale não poderá mais recorrer no TJ. A CPI foi alvo de muitas polêmicas na Câmara. O requerimento foi levado à votação em março do ano passado, e rejeitado por 16 dos 24 vereadores.

Élber Batalha comemora decisão do Tribunal de Justiça (Foto: Arquivo Infonet)

A intenção era analisar de forma profunda os contratos da Prefeitura de Aracaju com as empresas responsáveis pela coleta de lixo e limpeza de canais. O líder de oposição, Élber Batalha (PSB), comemorou a decisão dos magistrados. “Essa ‘caixa-preta’ do lixo tem que ser esclarecida. Aracaju se notabiliza por ter a única Câmara em que houve apenas uma CPI. Parece que não gosta muito de investigação, temos que quebrar esse paradigma”, comentou.

Assim que for publicada, o presidente CMA deverá instalar a CPI. Nossa equipe entrou em contato com o Nitinho Vitale, mas não teve as ligações atendidas. A assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores informou que o setor jurídico ainda não foi intimado da decisão e que só então poderá decidir quais as providências a serem tomadas. A Prefeitura de Aracaju informou que não irá se manifestar, por ser um tema que diz respeito ao poder legislativo.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais