Desembargadores ratificam medida cautelar e subvenções continuam suspensas (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Por unanimidade, o Tribunal de Justiça referendou a medida cautelar impedindo que a Assembleia Legislativa faça a distribuição das verbas de subvenções em Sergipe. Com a decisão do TJ, prevalece a decisão liminar do desembargador Cezário Siqueira Neto em ação judicial movida pelo Ministério Público Estadual que questiona a constitucionalidade da lei que criou as verbas de subvenções no âmbito do Poder Legislativo de Sergipe.
A medida cautelar determinando a suspensão dos efeitos da lei 5.210/2003, que dispõe sobre as verbas de subvenções, foi apreciada pelos 13 desembargadores em sessão plenária do Tribunal de Justiça de Sergipe realizada nesta quarta-feira, 11. O processo judicial retornará para o desembargador Cezário Siqueira Neto que analisará o mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo MPE.
Enquanto não há decisão de mérito, a Assembleia Legislativa permanece impossibilitada de fazer a distribuição das verbas de subvenções, no valor de R$ 36 milhões. Pelo procedimento tradicional, cada deputado escolhe as entidades para destinar R$ 1,5 milhão.
Eleições
O Ministério Público Federal colocou sob suspeita muitas entidades que receberam as verbas de subvenções no ano passado e ajuizou 25 ações contra os deputados da legislatura passada que repassaram as verbas. São 24 processos por conduta vedada [a distribuição considerada irregular por se tratar de período eleitoral] e uma por abuso de poder político e econômico.
Durante as investigações, a procuradora eleitoral Eunice Dantas, autora das ações, constatou que muitas entidades utilizaram irregularmente aqueles recursos. As ações judiciais estão tramitando no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Entre os réus, destacam-se as conselheiras Susana Azevedo e Angélica Guimarães que fizeram indicações de entidades beneficiadas com as subvenções no ano de 2014, no período em que exerciam mandato de deputada estadual.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B