Trabalhos são abertos na Assembléia com discurso do governador

Momento da execução do Hino Nacional (Fotos: Portal Infonet)

Os deputados estaduais iniciaram na manhã desta terça-feira, 15, a 17ª Legislatura da Assembléia Legislativa de Sergipe. Na entrada, se depararam com uma manifestação dos servidores técnicos administrativos do Estado, cobrando a implantação do Plano de Carreiras. Após o hasteamento das bandeiras pelos deputados Angélica Guimarães (PSC), Conceição Vieira (PT) e Adelson Barreto (PSC), os aplausos foram substituídos por um coro de servidores que gritavam: ‘Plano de Carreira Já’.

No discurso, o governador Marcelo deda (PT) voltou a comparar seu governo com a administração passada e sintetizou a tarefa de um governante em “uma frase curta e incisiva: fazer mais e melhor”,

Deputados da nova legislatura
Todos os 24 deputados eleitos no dia 03 de outubro estiveram presentes à sessão solene apesar de o painel eletrônico informar o contrário: Presentes 00, ausentes 24, Licenciado 01 e total, 25. Na porta da assembléia, alheios à manifestação dos servidores da administração estadual, os deputados fizeram a revista das tropas e retornaram ao plenário sob vaias. Nada comentaram.

O governador, que estava no gabinete da presidência, foi conduzido ao plenário pelos deputados Francisco Gualberto (PT) e Maria Mendonça (PSB). Mais uma vez o Marcelo Déda fez um discurso comparando as ações do seu Governo com administração João Alves Filho. “Ao final de 2006, havia 153

Painel ficou descontrolado
pendências dos órgãos e entidades da administração estadual junto ao Governo Federal, o que impedia o Estado de obter transferências voluntárias da União, bem como contratar operações de crédito junto aos organismos financeiros nacionais e internacionais”, lembra.

Segundo ele, ao longo dos últimos quatro anos, teve como meta, caminhar em direção aos sentimentos do povo. “E ao lado do povo, buscar soluções para as carências, oferecer respostas adequadas às expectativas e construir um projeto capaz de descortinar os horizontes, abrindo os sendeiros que nos levem a um futuro venturoso, pródigo de oportunidades e pleno de justiça”, destaca acrescentando que seu governo mudou o ritmo de ‘destinar obras apenas aos aliados’.

Documento entregue aos deputados
Compromissos

Marcelo Déda ressaltou os compromissos com a população. “Tenho a certeza de que não descuidarei, em nenhum momento, dos compromissos fundamentais que tenho com o povo sergipano, a quem jurei servir. Um juramento fortalecido pelas convicções ideológicas que me inspiram desde a juventude, e que se refazem e se aperfeiçoam em sintonia com a vida”.

Escola

O governador lembrou ter sido a Assembléia Legislativa a sua primeira escola da vida pública. “Aqui

Deputados Angélica Guimarães, Conceição Vieira e Adelson Barreto
elevei a crença na importância do diálogo ao altar de uma religião profana, humanamente construída no decorrer dos séculos pelos profetas e mártires da liberdade. A essa crença essencial, que é o resultado de sacrifícios e vitórias, demos o nome de democracia.

Nenhuma oportunidade melhor para desejar a Vossas Excelências pleno sucesso na mais honrosa das tarefas que um homem pode cumprir numa democracia, a representação do seu povo. Reafirmo o desejo de entendimento, colaboração e apoio a todos os que fazem esse Poder”.

Oposição

Angélica Guimarães e demais deputados na revista das tropas
Marcelo Déda falou sobre o respeito à bancada de oposição na Assembléia. “À oposição reitero o meu respeito ao seu papel e minha disposição de dialogar sobre os grandes temas da nossa vida pública. Sem dúvida, por caminhos diferentes, teremos todos de andar orientados pela bússola do interesse público, buscando chegar ao objetivo comum de servir a Sergipe e ao seu povo”, entende.

Relatório

Na ocasião, o governador de Sergipe presenteou os deputados estaduais com o Relatório de Atividades 2007 a 2010, uma espécie de prestação de contas das ações do Governo. “As senhoras deputados e os senhores deputados estão recebendo um documento inédito, um relatório detalhado das ações governamentais em cada uma das áreas administrativas, consolidando o

trabalho do último quadriênio”

Soldados desfilam na frente da Assembléia
Humildade

Marcelo Déda encerrou o discurso afirmando que não se serve o povo com arrogância, nem com covardia. “Por isso, repito aos Deputados Sergipanos que continuarei agindo com Humildade, sem permitir que a Coragem e a Dignidade jamais me abandonem. As tarefas que o futuro nos reserva são gigantescas e a ajuda do Legislativo tornará inexorável o progresso da nossa terra e a afirmação cidadã da nossa gente”.

Maturidade

Servidores fazem cobranças e vaiam os parlamentares

A presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe, Angélica Guimarães afirmou que continuará defendendo uma relação respeitosa e independente entre os Poderes Executivo e Legislativo. “A abertura dos trabalhos do parlamento, através da mensagem do governador é um momento de maturidade e pleno entendimento sobre os desafios e compromissos a nós delegados pelo povo sergipano.

Esta Mesa Diretora terá a responsabilidade de conduzir a bom termo, conciliando sempre, ou, interferindo regimentalmente quando o bom senso e o consenso não forem possíveis. A Assembléia tem que se fazer presente no desafio maior, não apenas de fazermos ou aprovarmos leis, mas, de nos colocarmos como protagonistas dos grandes temas do Estado”,entende.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais