Tranquilidade na Votação Paralela

Todo o trabalho é filmado (Fotos: Portal Infonet)
A Votação Paralela está ocorrendo de forma tranqüila no Centro de Interesse Comunitário (CIC), sob a coordenação da Propaganda Eleitoral, Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos. Os trabalhos são acompanhados pelo promotor do Ministério Público Estadual, Luis Fausto Dias Valois Santos, por procuradores e fiscais de partidos.

O objetivo é mostrar a lisura das eleições por meio das urnas eletrônicas. “Hoje os trabalhos são mais rápidos do que no primeiro turno porque temos apenas dois candidatos. Com a Votação Paralela a gente verifica a lisura das eleições. Todos os votos são conferidos, filmados e acompanhados por uma

empresa de auditoria. É a demonstração de que a urna eletrônica é segura”, afirma a juíza Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos acrescentando que os trabalhos são feitos
Juíza Ana Lúcia: “Lisura da urna eletrônica”
por 16 servidores do Tribunal Regional Eleitoral.

“No final do dia todos os dados têm que bater, não pode haver divergências. Se der algo errado, o erro é humano. Aqui todo o trabalho é acompanhado pelo MPE, e é inclusive filmado. A Votação Paralela ocorre no mesmo horário das eleições, das 8h às 17h, qualquer erro é acusado, até mesmo no voto nulo. O objetivo é fazer uma auditoria no sistema e garantir a lisura”, complementa o promotor Fausto Valois.

Sorteio

As duas urnas eletrônicas que passam pela auditoria da própria

Promotor Fausto Valois: “Não pode haver divergências”
Justiça Eleitoral, foram sorteadas neste sábado, 30 [a 56ª Seção da 20ª Zona Eleitoral – Escola Estadual São José, em Malhador e da 391ª Seção da 27ª Zona Eleitoral – Escola  Juscelino Kubitschek, em Aracaju], foram substituídas por outras nas seções eleitorais.

Os servidores da Justiça Eleitoral estão digitando em um computador e nas duas urnas sorteadas os votos de cédulas [que foram distribídas nas escolas e com os partidos políticos] e, às 17 horas, a votação será encerrada com a apuração dos votos dados. O procedimento é acompanhado pela empresa de auditoria externa, UHY Moreira Auditores, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Cobertura

Clique aqui e acompanhe a cobertura completa das eleições federais através do Portal Infonet. A equipe de jornalismo está disponibilizando notícias e a partir das 17h30, o internauta poderá conferir, em tempo real, a apuração dos votos de todo o Estado e no iDivulga, aplicativo para iPhones e iPods, o resultado de todos os Estados do Brasil.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais