TRE define competência dos cartórios eleitorais nas eleições de 2020

Resolução estabelece competências dos cartórios eleitorais que atuam em Aracaju e na Barra dos Coqueiros (Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil)

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE) definiu as atribuições dos cartórios eleitorais para as eleições municipais que ocorrerão no próximo ano. Pela resolução da Corte Eleitoral, estão definidas as competências de cada Zona Eleitoral da capital sergipana e no município de Barra dos Coqueiros quanto aos atos administrativos e judiciais referentes às eleições de 2020. Os cartórios eleitorais relativos a essa circunscrição estão instalados no Fórum desembargador Aloísio de Abreu Lima, localizado na rua Itabaiana, 580, no bairro São José, em Aracaju. Nesse endereço, funcionam a 1ª, 2ª e 27ª Zonas Eleitorais.

Ao Juízo Eleitoral da 1ª Zona caberá processar e julgar a apreciação de requerimentos, impugnações, reclamações e representações que questionem pesquisas eleitorais, os processos relativos a registro de candidatura, suas impugnações e arguições de inelegibilidade, as representações e reclamações que versarem sobre a cassação de registro ou do diploma, as ações de impugnação de mandato eletivo, os pedidos de autorização para realização de pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, em conformidade com a Lei nº 9.540/97, os pedidos de autorização de veiculação de publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, bem como as impugnações, reclamações e representações pertinentes.

Ao Juízo Eleitoral da 2ª Zona caberá o conhecimento e o julgamento dos processos relativos ao registro de candidatura, suas impugnações, arguições de inelegibilidade e demais feitos referentes às eleições 2020 no município de Barra dos Coqueiros e ainda a proclamação dos resultados das eleições e a diplomação dos candidatos eleitos do município de Barra dos Coqueiros.

Ao Juízo Eleitoral da 27ª Zona caberá processar e julgar as representações e reclamações relativas à propaganda eleitoral em geral e à propaganda eleitoral gratuita no rádio, na televisão e na internet; os requerimentos, representações e reclamações sobre a localização e realização de comícios, carreatas, passeatas e reuniões públicas, os pedidos de direito de respostas formuladas por candidato, partido ou coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social, os conflitos relativos a debates realizados na programação das emissoras de rádio e televisão, as prestações de contas de campanha, convocar, no prazo estabelecido no calendário eleitoral, os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão e de rádio para a elaboração de plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito, distribuir, no prazo fixado no calendário eleitoral, os horários reservados à propaganda eleitoral gratuita, nas emissoras de rádio e televisão, entre os partidos e coligações que tenham candidato (s), bem como realizar o sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito.

Com informações da Ascom/TRE Sergipe 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais