TRE deve extinguir cerca de 10 zonas eleitorais em SE

Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Coordenador de planejamento do TRE de Sergipe, Marcelo Gerard

Cerca de dez zonas eleitorais podem ser extintas em Sergipe, em atendimento a uma portaria expedida pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, que delimita o eleitorado médio de 100 mil eleitores para cada zona.

Uma dessas zonas, a 36ª, que conta com cerca de 107 mil eleitores, está localizada em Aracaju e já foi extinta. Os eleitores foram transferidos para a 2ª zona, que a partir de agora passa a ter 161.072 eleitores.

As demais zonas [em torno de oito ou nove] estão localizadas no interior de Sergipe e, segundo o coordenador de planejamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marcelo Gerard, está sendo feito um estudo para que haja a readequação e consequentemente a extinção delas.

"Isso não implica dizer que deixará de ter atendimento ao eleitor dessas zonas. Os municípios não vão ficar largados. Apenas vão deixar de ter uma sede do TRE, mas terão um posto de atendimento. Ou seja, não é motivo para alarde porque o atendimento vai continuar. É apenas uma questão de gestão, seguindo orientação do TSE", explica.

Atenção, Eleitores

Com relação a 36ª zona eleitoral, que já está extinta, é importante que os eleitores se dirijam à Central de Atendimento do TRE, localizada na Rua Itabaiana, para que seja feita a impressão do novo título eleitoral. Para isso, os cidadãos que votam nas escolas Dom Luciano Melo Cabral Duarte, Patrocínio de São José, Arquidiocesando, Atheneu, e IPES(instituto) devem aguardar primeiro o chamamento do TRE.

Os cidadãos da Barra dos Coqueiros  já podem comparecer à Central de Atendimento para pegar o novo título de eleitor. A renovação do título é para constar a mudança da 36ª zona para 2ª zona eleitoral. "Os cidadãos da Barra devem aproveitar esse momento que é mais tranquilo, para irem logo à Central de Atendimento para pegar o novo título", orienta Marcelo Gerard.

Com a extinção da 36ª zona, Aracaju passa a ter três zonas eleitorais: a 1ª (que conta com 136.912 eleitores), a 2ª e a 27ª zona eleitoral (que tem 120.979 eleitores). "É bom deixar claro que não é opção do TSE deixar de extinguir as zonas eleitorais. A opção é adequar, remanejar de forma que fiquem adequadas à portaria", explica.

Adequações

De acordo com ele, uma Resolução do TSE, que tem critérios para manter ou criar zonas eleitorais determina que cada município das Regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país, que tem 15 habitantes por quilômetro quadrado tem que ter no mínimo 15 mil eleitores.

E os que tem de 15 a 30 habitantes por quilômetro quadrado, deve ter 20 mil eleitores. Já os que têm de 30 a 60 habitantes por quilômetro quadrado, devem contar com 25 mil eleitores. E os que tem de 60 a acima de 60 moradores por quilômetro quadrado, tem que ter no mínimo 40 mil eleitores. "Portanto, as zonas que não conseguirmos enquadrar à portaria terão que ser extintas", informa Luiz Roberto. 

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais