TRE inicia trabalhos de geração de mídias para eleições

Trabalhos acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h (Fotos: Portal Infonet)

Tiveram início nesta quinta-feira, 13, os trabalhos de geração de mídias [cartões de memórias e pen drives] destinadas ao preparo das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais do próximo dia 7 de outubro. O processo acontece até esta sexta-feira, 14 na Sala de Treinamento da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A troca dos disquetes pelas novas mídias visa além da agilidade na divulgação, a redução de panes e principalmente a diminuição de fraudes.

Segundo o técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe e coordenador dos trabalhos de geração de mídias, Jeirlan Correia Palmeira, o procedimento é uma das atividades ligadas ao preparo das urnas eletrônicas. “Hoje e amanhã, estamos com uma equipe sob o acompanhamento do juiz eleitoral Cristiano José Macedo Costa e do promotor eleitoral Sandro Luiz Costa, gravando flashes de carga, flashes de votação e mídias de resultado da votação com os arquivos magnéticos referentes aos softwares da urna eletrônica, informações de candidatos, eleitores e seções eleitorais”, ressalta.

Mudanças

Jeirlan Correia: "Mudança diminui riscos de fraudes"

Jeirlan Correia lembrou que desde o primeiro projeto de urnas eletrônicas, o disquete com o armazenamento das informações era a mídia utilizada para transmitir os votos apurados nas seções eleitorais para o computador totalizador. “Agora com a troca pelos pen drives, o risco de falhas na mídia ficou menor. A mídia antes era mais susceptível a falhas”, entende.

Serão produzidos 720 cartões de carga [utilizados para transportar os programas, lacrados pelo TSE e dados dos eleitores e dos candidatos para a memória interna da urna eletrônica], 4.748 cartões de votação [individuais para cada urna, que funcionam como discos internos de trabalho] e 4.748 pen drives visando transportar o resultado da votação na seção, para a totalização dos resultados.

A partir da próxima segunda-feira, 17 até o dia 26 de setembro, 5.574 urnas eletrônicas serão preparadas para as eleições municipais de 7 de outubro no Estado de Sergipe. Destas, 4.659 serão destinadas a votação nas seções eleitorais, 89 exclusivamente para recepção das justificativas e mais 826 para contingência [substituição em caso de quebra].        

Trabalhos são presididos pelo juiz Cristiano Macedo e pelo promotor Sandro Costa

   

Por Aldaci de Souza

*A matéria foi alterada às 22:30 para acréscimo de informações prestadas pelo técnico judiciário do TRE.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais