TRE já está com urnas prontas para as eleições

Urnas já estão lacradas em depósito do TRE (Fotos: Portal Infonet)

O Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe (TRE) já está pronto para colocar em prática o esquema montando para atender às eleições municipais que ocorrerão no próximo domingo, 7. Estão disponibilizadas 6 mil urnas, entre as quais, 4.659 serão instaladas nas seções eleitorais em todo o Estado e 1.341 funcionarão como reserva para atender a possíveis imprevistos que poderão ocorrer durante o processo eleitoral.

Na semana passada, o TRE concluiu a carga nas urnas eletrônicas, um trabalho que durou dez dias, entre 17 a 26 de setembro, quando os técnicos inseriram nas urnas os nomes dos candidatos e respectivos números e fotografias. Nas urnas biométricas também foram injetadas informações relativas ao eleitorado de cada seção eleitoral. As urnas já estão prontas e permanecem armazenadas sob forte esquema de segurança em depósito do tribunal.

A partir de sexta-feira, 5, as urnas começam a ser transportadas, em veículo próprio do TRE, às seções eleitorais instaladas no interior do Estado. Em Aracaju, as urnas começam a ser distribuídas, nas quatro zonas eleitorais, no próximo sábado, 6, véspera do pleito eleitoral, conforme informou Mônica Martins, chefe da Seção de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral.

Mônica Martis: urna igual àquelas que serão usadas no pleito

O TRE, segundo Martins, dispõe de esquemas para suprir qualquer falha, inclusive com a disponibilidade de uso de urnas manuais. “Só em último caso”, adverte. Inclusive, no pleito de 2010, conforme relembra Mônica Martins, em Lagarto houve necessidade de uso de uma urna manual. “Estamos preparados para não necessitar do uso de urna manual em nenhuma seção. É praticamente zerada a possibilidade. Para se ter ideia, em todo o Estado foi necessário o uso de apenas urna manual na eleição passada”, comenta.

Para sanar os possíveis problemas, estão mobilizados 162 técnicos. “Só usaremos urna manual se não tivermos condições mesmo de solucionar algum problema”, observa, descartando a probabilidade de ocorrer falhas que não possam ser sanadas em tempo hábil pela equipe técnica.

A chefe da Seção de Urnas do TRE prevê maior morosidade no processo de votação nestas eleições, uma vez que o sistema biométrico funcionará em 100% das seções eleitorais no Estado. “O processo continua o mesmo, mas se inseriu a biometria, que não veio para dar agilidade ao processo. A biometria veio para proporcionar maior segurança e, como consequência, pode tornar o processo mais demorado”, avalia.

No total, Sergipe será contemplado com 4.659 urnas biométricas, além de outras 1.341 que funcionarão como urnas reservas e 89 mesas de justificativa eleitoral, destinadas a atender o eleitorado que estiver distante do seu domicílio eleitoral. Em Aracaju, o TRE disponibilizará 1.120 urnas biométricas, distribuídas nas quatro zonas eleitorais, e oferecerá 10 mesas de justificativa eleitoral e 122 urnas reservas. Sergipe e Alagoas são os únicos Estados brasileiros com 100% de biometria em seus respectivos municípios.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais