O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou, neste sábado, 6, o sorteio das urnas que serão auditadas durante o processo chamado de votação paralela. Foram sorteadas duas urnas que já haviam sido distribuídas para o interior do Estado para a capital.
Os equipamentos virão da Faculdade de Sergipe, em Aracaju; da Escola Municipal Ermírio Torres Machado, localizado em Poço Redondo; e da Escola de 1º Grau Amintas Leopoldino Ramos, em Tobias Barreto. Elas serão substituídas por outras urnas.
O sorteio foi realizado na presença de funcionários do TRE e de seu presidente Ricardo Múcio, além de membros dos partidos políticos e coligações que concorrem nestas eleições. De acordo com José Carvalho Peixoto, secretário de Tecnologia da Informação, contou como funciona o processo. “O objetivo é provar que o software da urna registra os votos corretamente. Durante todo o dia 7, elas receberão votos. Foram preenchidas cédulas pelos membros de partidos, Ministério Público e outros órgãos, com os candidatos reais. Não temos conhecimento do seu teor. Foram colocadas lacradas em recipiente e só serão retiradas amanhã, quando serão ‘traduzidas’ para a urna eletrônica”.
Todo o processo de transferência de votos será registrado em vídeo e a população pode ter acesso, para fiscalizar. O procedimento, que acontece no TRE neste dia 7, começou nas eleições do ano de 2002.
Mais três urnas serão auditadas também nas seções eleitorais durante o domingo. O sorteio definiu que passarão pela votação paralela, também, três urnas eletrônicas que estão nas cidades de Nossa Senhora Aparecida (26ª zona), Estância (6ª zona) e Neópolis (15ª zona).
Por Victor Siqueira
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B