Usina: Deputados destacam benefícios

Uisna de Angra dos Reis
Durante visita ao complexo nuclear de Angra dos Reis, o presidente da Assembléia Legislativa (Alese), Ulices Andrade, defendeu a construção de uma usina nuclear no Estado. A deputada Conceição Vieira, que também participou da comitiva do governador durante visita a usina nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, disse estar convicta da importância do empreendimento, mas continua preocupada com o armazenamento do lixo.

De acordo com o presidente da Alese seria uma idéia pouco inteligente não aceitar a implantação. Ulices destacou os benefícios do projeto caso seja executado na região de Canindé do São Francisco.

Ulices Andrade: “São bilhões em investimentos”
“A gente tenta melhorar os índices de pobreza daquela região, mas tem muito sem terra, é uma luta permanente. São muitas crianças desnutridas naquela região. Imagine levar um investimento como esse para lá, são bilhões em investimento, além da criação de nove mil empregos qualificados em cinco anos e 500 empregos diretos. A gente não pode abrir mão disso”, afirma Ulices Andrade.

O parlamentar salientou que se o Estado rejeitar a proposta perderá os benefícios e ficará com os riscos da mesma forma, isso porque os Estados de Bahia e Alagoas que também estão na briga pela implantação fazem fronteira com Sergipe.

Constituição

Questionado sobre a constituição do Estado que proíbe a implantação de uma usina nuclear o parlamentar destacou que o artigo pode sofrer alterações para se adequar as normas.

”A constituição brasileira é de 1988 e a de Sergipe de 1989, elas foram feitas no calor do acidente nuclear, mas hoje a tecnologia é outra, já avançamos, portanto para que usina seja em Sergipe faríamos uma alteração no artigo, condicionando limites de segurança”, defende Ulices Andrade.

Mudança

A deputada Conceição Vieira que era contrária a implantação da usina, admitiu que será benefícios, mas deixou claro a preocupação com o armazenamento do lixo nuclear.

“A nossa questão não é a implantação, nem a operacionalidade, mas questão ainda é também o lixo, mesmo imaginando uma quantidade maior e isso foi bom para a gente ver o quanto de lixo é produzido. Entretanto, ainda existem riscos, mas como foi mostrado aqui existem mecanismos que podem tornar esse armazenamento do lixo seguro por 500 anos. Ficamos impressionados com o que foi demonstrado, sem levar em conta os malefícios que possa acontecer caso haja um acidente”, declarou a deputada.

 

Por Kátia Susanna enviada à Angra dos Reis à convite do Governo do Estado

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais