Coerente com sua defesa constante do desenvolvimento da educação, cultura e esporte, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) foi relator “ad hoc” hoje, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), de projeto de lei da Câmara que cria o Plano Nacional de Cultura (PNC) e o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Senador Valadares
A matéria foi aprovada na CCJ, com parecer favorável de Valadares, e leva em consideração as conclusões da 1ª Conferência Nacional de Cultura, realizada em dezembro de 2005 por mobilização de diversos segmentos da área de cultura.
O PLC 56/2010 estabelece as obrigações do poder público na implementação e no funcionamento do PNC e na formulação de políticas públicas que visem ao fomento da produção cultural. E cria também o SNIIC, que será o principal articulador do PNC, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada entre os entes federados e a sociedade civil.
Durante a reunião da CCJ Valadares falou sobre aprovação recente de emenda de sua autoria ao substitutivo de projeto do Pré-Sal, incluindo o esporte como um dos setores a ser favorecido com recursos do Fundo Social criado em função das arrecadações resultantes da exploração de petróleo nas áreas de pré-sal. O senador recebeu muitos e-mails e acessos ao seu twitter de esportistas agradecendo sua iniciativa. Também os senadores da CCJ reportaram-se com elogios à emenda de Valadares.
Aprovado na CCJ, o projeto que tem por objetivo incrementar a cultura no país, protegendo e respeitando sua diversidade, segue agora para exame das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B